Percepções de graduandos em Ciências Biológicas sobre a carne cultivada: um estudo a partir das questões sociocientíficas
Palavras-chave:
carne cultivada; questões sociocientíficas; CTSA; graduandos de biologiaResumo
A presente pesquisa é recorte de um trabalho de monografia que versa sobre as possibilidades controversas do tema carne cultivada na educação científica. Uma vez que o sistema de produção alimentar no capitalismo está insustentável - por motivos ambientais, éticos e sociais -, a carne cultivada surge como alternativa para combater os impactos presentes na produção de carne tradicional, e seu desenvolvimento e aplicação são cercados de aspectos técnicos e sociais que muitas vezes se tornam controversos. Dessa forma, o trabalho propõe analisar as perspectivas de estudantes de biologia sobre um tema que converge produção científica, tecnológica e de resoluções a níveis sociais, como a carne cultivada. Como constituição de dados, foi aplicado um questionário com questões de Escala Likert aos graduandos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos. As análises mostraram que os alunos apresentam um discurso alinhado à abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) quando enfrentados às controvérsias presentes no tópico da carne cultivada, e que ela apresenta grande potencial de ser desenvolvida como questão sociocientífica no ensino básico ou na formação de professores.