As coleções de sementes: material de apoio à aprendizagem de conteúdos interdisciplinares
Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Ensino Fundamental; Coleção de sementes; InterdisciplinaridadeResumo
A proposta desta oficina visa (com)partilhar fundamentos teórico-metodológicos acerca de conteúdos significativos e contextualizados para professores do Ensino Fundamental. A organização de coleção de sementes nativas do Brasil será o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto de trabalho ou atividades de aproximação temática. Serão articulados neste trabalho os conceitos de: “Mentalidades Matemáticas”, “conceito de número”, estimativa, eixos estruturadores de Linguagem, tanto na oralidade como na produção textual em diferentes gêneros. Em Ciências Biológicas, a semente, sua função, estrutura, dispersão, importância para as plantas, condições para germinação, investigação de dados sobre o banco de sementes da EMBRAPA, curiosidades. Em História/Geografia, a importância das sementes para a humanidade e o advento da agricultura, o marco historiográfico, a economia gerada pelo cultivos de sementes ao longo das civilizações. As definições das especificidades e regionalidades das sementes a partir do clima, relevo. Em artes, abordaremos perspectivas sensoriais e estéticas. No empreendedorismo, as possibilidades de comercialização das atividades de artes em topiarias, quadros, colares e culinária. Serão desenvolvidas atividades de classificação, contagem, notação numérica, estimativas, cálculo mental, média aritmética, construção de tabelas. Para geometria serão contempladas as formas, simetria, linhas, padrões e semelhanças. Em linguagem, elaboração coletiva de cartazes, textos informativos e científicos, apreciação de textos literários, listagem, listas de nomes de sementes, ordem alfabética, jogos (SementArt). A oficina terá a duração de 3 horas. Serão ofertadas 50 vagas. Como resultado, esperamos que os participantes construam possibilidades metodológicas a partir de coleções de sementes nativas do Brasil e que possam ressignificar a sua prática com recursos abundantes e acessíveis na sala de aula numa perspectiva interdisciplinar.