Enfoque CTSA na Formação Inicial de Professores: Compreensões Tecidas a partir da Análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química do Estado do Paraná
Palavras-chave:
Currículo; Licenciatura em Química; Cidadania; Formação críticaResumo
A presente pesquisa objetivou compreender como o enfoque CTSA (Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente) se apresenta na ementa e matriz curricular dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Química das Instituições públicas de Ensino Superior do estado do Paraná, Brasil. Para tanto, identificou-se 21 instituições, cujos PPC foram analisados mediante a Análise Textual Discursiva. Do processo analítico, pode-se constatar que os PPC investigados apresentam a inserção do enfoque CTS(A), predominantemente, em componentes curriculares pedagógicos enquanto conteúdo CTS e, em menor número, como componente curricular CTS. Constatação que direciona à necessidade de o enfoque CTSA ser também contemplado nos componentes curriculares específicos, uma vez que a formação docente requer a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos.