Enfoque CTSA na Formação Inicial de Professores: Compreensões Tecidas a partir da Análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química do Estado do Paraná

Autores

  • Rosilene dos Santos Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michellan Kiouranis

Palavras-chave:

Currículo; Licenciatura em Química; Cidadania; Formação crítica

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender como o enfoque CTSA (Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente) se apresenta na ementa e matriz curricular dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Química das Instituições públicas de Ensino Superior do estado do Paraná, Brasil. Para tanto, identificou-se 21 instituições, cujos PPC foram analisados mediante a Análise Textual Discursiva. Do processo analítico, pode-se constatar que os PPC investigados apresentam a inserção do enfoque CTS(A), predominantemente, em componentes curriculares pedagógicos enquanto conteúdo CTS e, em menor número, como componente curricular CTS. Constatação que direciona à necessidade de o enfoque CTSA ser também contemplado nos componentes curriculares específicos, uma vez que a formação docente requer a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores