Práticas pedagógicas organizadas a partir de temas CTSA: o ensino remoto de Física contextualizado na perspectiva de licenciandos
Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Física, Abordagem TemáticaResumo
A presente pesquisa possui natureza qualitativa e tem como objetivo identificar e analisar compreensões de licenciandos sobre abordagens contextualizadas para o Ensino de Física de cariz CTSA no contexto de aulas remotas. O contexto dessa investigação é o de duas disciplinas do curso de Licenciatura em Física, sendo uma do sétimo e outra do oitavo período, de uma universidade pública localizada no estado de Minas Gerais, no contexto do ensino remoto emergencial. Nessas disciplinas os licenciandos devem elaborar e aplicar um projeto de ensino construído a partir da abordagem CTSA. Após a aplicação do projeto temático, os licenciandos devem apresentar reflexões escritas sobre o trabalho realizado. Essa investigação teve como objeto de estudo esses documentos produzidos pelos estudantes. Como resultado, identificamos entendimentos favoráveis às abordagens contextualizadas a partir do CTSA em aulas de Física. Apesar dos licenciandos reconheceram a importância de relacionar a Física com a realidade dos alunos, as experiências com o ensino remoto podem ter acentuado percepções mais céticas em relação as abordagens de temas contextuais. É imprescindível que novas investigações sejam realizadas no sentido de compreender os impactos do ensino remoto emergencial na formação de professores. Em particular, para a proposição de abordagens contextuais em disciplinas científicas.