Educação Freire-CTS e a Educação do Campo: uma proposta de parâmetros articuladores entre os movimentos
Palavras-chave:
Educação Freire-CTS, Educação do Campo, Parâmetros articuladoresResumo
Articulando as correspondências entre a Educação do Campo e a Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) em uma perspectiva freireana, por meio de uma análise da produção bibliográfica, procuramos identificar parâmetros que possam orientar propostas educativas a serem desenvolvidas no território camponês. A aproximação entre Educação Freire- CTS e Educação do Campo pode contribuir para a compreensão da cultura e dos valores campesinos numa perspectiva de fortalecimento da identidade, para ensejar a problematização do contexto de opressão e de desigualdade vividos no campo. Pensar a escola camponesa mediante uma nova leitura de mundo que pode entender a ciência, não apenas como reprodutora de discursos científicos da ciência ocidental moderna, mas que consegue compreender os fenômenos da natureza mediante diferentes perspectivas, como a compreensão do campo como lugar de produção de vida e não apenas de recursos materiais. Para isso foram analisados trabalhos representativos que discutem a Educação do Campo, a Educação CTS e Paulo Freire. Também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre essas temáticas em Atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC) entre 1997 a 2019. Como resultados, identificamos os seguintes parâmetros: preocupação com os sujeitos, superação da cultura do silêncio, participação crítica e problematização da realidade.