Abordagem do sistema imunológico em livros didáticos de Biologia: qual a sua contribuição para uma formação científica crítica?

Autores

  • Joice Francianny Melo dos Santos
  • Myrna Friederichs Landim Universidade Federal de SergipeDepartamento de BiologiaNúcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA)

Palavras-chave:

Alfabetização científica; Educação Científica; Imunologia; Pandemia

Resumo

O surgimento e ampla disseminação das fake news durante a pandemia de COVID-19 ressaltou a falta de compreensão da população a respeito de conceitos sobre a natureza e dinâmica do sistema imunológico e da importância da educação científica crítica. No ensino básico, o livro didático constitui uma ferramenta fundamental no processo de aprendizagem, sendo este, muitas vezes, o único recurso disponível para os estudantes. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou investigar as potencialidades e limitações da abordagem dos conteúdos referentes ao sistema imunológico para a alfabetização científica de estudantes do ensino médio brasileiro. Para isso, foi realizada uma análise sobre o conteúdo relativo à imunologia nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático/2018, com base em uma ferramenta avaliativa para a educação científica crítica. As obras analisadas apresentaram o conhecimento científico relativo ao tema de forma incipiente e com pouca articulação entre os eixos estruturantes da alfabetização científica. Espera-se que estes resultados contribuam para a melhoria da abordagem desses conteúdos nos livros de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 6: CTS em Tempos de Pandemia