A abordagem de questões sociocientíficas com ênfase no racionamento de água de Curitiba e Região: uma proposta de trabalho no Ensino de Ciências
Palavras-chave:
Aspectos Sociocientíficos; Mudanças Climáticas; Ensino de Ciências; Racionamento de água.Resumo
Com as mudanças climáticas advindas do antropocentrismo, a capital do estado do Paraná, enfrentou um longo período de estiagem, ocasionando o racionamento de água. Para evitar o agravamento do problema a companhia responsável pelo abastecimento de água estabeleceu um rodízio que prejudicou a população carente. A solução encontrada por condomínios e empresas foi o investimento em poços artesianos, muitos dos quais perfurados e construídos sem a devida fiscalização dos órgãos competentes. Com uma abordagem que privilegia aspectos sociocientificos, este trabalho se detém sobre o ensino de Ciências, História e Geografia em uma escola pública, dando ênfase em causas e impactos socioambientais atrelados a água potável na cidade de Curitiba. Nessa pesquisa de cunho qualitativo foram utilizados como ferramentas a pesquisa bibliográfica e a investigação de base empírica a partir de experiências vivenciadas em aulas. Como resultado revelou-se a importância de abordar os aspectos sociocientíficos em sala de aula, como foi o caso da temática água potável que, a partir da estiagem enfrentada pela população paranaense recentemente, pode ser ricamente trabalhada de forma interdisciplinar.