A abordagem de questões sociocientíficas com ênfase no racionamento de água de Curitiba e Região: uma proposta de trabalho no Ensino de Ciências

Autores

  • Talita Fraguas Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-2048-456X
  • João Amadeus Pereira Alves
  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho
  • Noemi Sutil
  • Laíse Vieira Gonçalvez
  • Andréa Ricetti Cochôa

Palavras-chave:

Aspectos Sociocientíficos; Mudanças Climáticas; Ensino de Ciências; Racionamento de água.

Resumo

Com as mudanças climáticas advindas do antropocentrismo, a capital do estado do Paraná, enfrentou um longo período de estiagem, ocasionando o racionamento de água. Para evitar o agravamento do problema a companhia responsável pelo abastecimento de água estabeleceu um rodízio que prejudicou a população carente. A solução encontrada por condomínios e empresas foi o investimento em poços artesianos, muitos dos quais perfurados e construídos sem a devida fiscalização dos órgãos competentes. Com uma abordagem que privilegia aspectos sociocientificos, este trabalho se detém sobre o ensino de Ciências, História e Geografia em uma escola pública, dando ênfase em causas e impactos socioambientais atrelados a água potável na cidade de Curitiba. Nessa pesquisa de cunho qualitativo foram utilizados como ferramentas a pesquisa bibliográfica e a investigação de base empírica a partir de experiências vivenciadas em aulas. Como resultado revelou-se a importância de abordar os aspectos sociocientíficos em sala de aula, como foi o caso da temática água potável que, a partir da estiagem enfrentada pela população paranaense recentemente, pode ser ricamente trabalhada de forma interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Talita Fraguas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática com especialização em Educação Ambiental, Docência no Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos, com graduação em Ciências Biológicas. Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS