Currículo e Ensino de Ciências: valores e interesses

Autores

Palavras-chave:

Configuração Curricular, Freire-PLACTS, Problematização

Resumo

Este é um trabalho teórico/reflexivo, no qual apresentamos crítica endereçada aos interesses e valores presentes na abordagem curricular denominada tradicional, com definições a priori, especialmente voltadas ao Ensino de Ciências, trazendo consigo conhecimentos de cunho Científico-Tecnológico influenciados historicamente por questões políticas e sociais emanadas da condição de poder sob sua formulação, oriundos da ideologia capitalista. Portanto, objetivamos contribuir com reflexões acerca dos valores e interesses que são atribuídos contemporaneamente ao campo do Currículo e ao Ensino de Ciências, buscando um desvelar crítico desta interação. Por fim, apontar possibilidades para uma diferente configuração curricular à atual. Destacamos que o capital exerce influências nos critérios de decisão, seleção e formulação, gerando currículos condicionados por seus valores e, partindo desta conclusão, apresentamos possibilidade de reconfiguração curricular através da Investigação Temática proposta pelo educador Paulo Freire aliada ao PLACTS.

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Biografia do Autor

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009); Mestre em Educação (2012) e Doutora em Educação (2016) pela UFSM. Atualmente é Professora na área de Ensino de Física e Ciências e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS.

Guilherme Schwan, Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo, RS

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo - RS, Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela UNINTER, Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS. Professor de Ciências na Rede Pública Municipal de Santo Ângelo-RS.

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Publicado

2023-01-10