Currículo e Ensino de Ciências: valores e interesses
Palavras-chave:
Configuração Curricular, Freire-PLACTS, ProblematizaçãoResumo
Este é um trabalho teórico/reflexivo, no qual apresentamos crítica endereçada aos interesses e valores presentes na abordagem curricular denominada tradicional, com definições a priori, especialmente voltadas ao Ensino de Ciências, trazendo consigo conhecimentos de cunho Científico-Tecnológico influenciados historicamente por questões políticas e sociais emanadas da condição de poder sob sua formulação, oriundos da ideologia capitalista. Portanto, objetivamos contribuir com reflexões acerca dos valores e interesses que são atribuídos contemporaneamente ao campo do Currículo e ao Ensino de Ciências, buscando um desvelar crítico desta interação. Por fim, apontar possibilidades para uma diferente configuração curricular à atual. Destacamos que o capital exerce influências nos critérios de decisão, seleção e formulação, gerando currículos condicionados por seus valores e, partindo desta conclusão, apresentamos possibilidade de reconfiguração curricular através da Investigação Temática proposta pelo educador Paulo Freire aliada ao PLACTS.