Análise do uso da Ferramenta Avaliativa (FACTS) por um grupo de professores de química em formação inicial
Palavras-chave:
Ferramenta avaliativa; Educação CTS; Educação Científica Crítica.Resumo
Esse artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que que construiu ferramenta avaliativa que permite analisar práticas, materiais didáticos e processos educativos na educação básica e na formação de professores das ciências respaldada numa perspectiva de educação científica crítica e reflexiva. Essa ferramenta avaliativa é pautada no marco dos estudos CTS e no paradigma da complexidade. Seu desenvolvimento ocorreu pelo método Delphi ao ser construído um painel com especialistas da área de educação em ciências. Nesse trabalho, analisou-se como um grupo de professores de química em formação inicial utilizaram a FACTS para avaliar livros didáticos de ciências da natureza. Para isso, foram analisados os formulários avaliativos gerados pelo site da ferramenta e que revelam como os licenciandos interpretaram os critérios e analisaram os materiais didáticos. Os resultados apontam que a FACTS direcionou o olhar dos participantes para a presença das discussões sociocientíficas na perspectiva da educação científica crítica com enfoque CTS e que eles não apresentaram dificuldades com a utilização da ferramenta que trouxe respaldo para a análise dos livros didáticos porque ofereceu critérios consensuais entre a comunidade científica.