Análise do uso da Ferramenta Avaliativa (FACTS) por um grupo de professores de química em formação inicial

Autores

  • Elisangela Matias Miranda Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rafael Moreira de Souza Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Mariana dos Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Denise de Freitas Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Ferramenta avaliativa; Educação CTS; Educação Científica Crítica.

Resumo

Esse artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que que construiu ferramenta avaliativa que permite analisar práticas, materiais didáticos e processos educativos na educação básica e na formação de professores das ciências respaldada numa perspectiva de educação científica crítica e reflexiva. Essa ferramenta avaliativa é pautada no marco dos estudos CTS e no paradigma da complexidade. Seu desenvolvimento ocorreu pelo método Delphi ao ser construído um painel com especialistas da área de educação em ciências. Nesse trabalho, analisou-se como um grupo de professores de química em formação inicial utilizaram a FACTS para avaliar livros didáticos de ciências da natureza. Para isso, foram analisados os formulários avaliativos gerados pelo site da ferramenta e que revelam como os licenciandos interpretaram os critérios e analisaram os materiais didáticos. Os resultados apontam que a FACTS direcionou o olhar dos participantes para a presença das discussões sociocientíficas na perspectiva da educação científica crítica com enfoque CTS e que eles não apresentaram dificuldades com a utilização da ferramenta que trouxe respaldo para a análise dos livros didáticos porque ofereceu critérios consensuais entre a comunidade científica.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS