O espaço escolar e a curiosidade infantil sobre o corpo: caminhos e desafios para a prática docente em uma Educação CTS
Palavras-chave:
Educação CTS, Formação docente; Prática Docente; Sexualidade Infantil.Resumo
O mundo infantil se vê cercado por uma vasta curiosidade em relação ao funcionamento das coisas, a exploração dos ambientes e as descobertas de si e do outro. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Doutorado em andamento que procura responder “quais são os saberes docentes, envolvidos no processo de ensino, perante as manifestações da sexualidade das crianças?”. O objetivo deste artigo é descrever a concepção de sexualidade infantil apresentada nas narrativas dos professores, propondo abordar os conhecimentos interdisciplinares a partir de uma Educação CTS. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a concepção de infância, a sexualidade infantil, os saberes docentes e Educação CTS, bem como a realização de entrevistas abertas com professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental das séries iniciais de instituições de ensino públicas localizadas na região do ABC Paulista. A análise dos resultados evidenciou a relevância da formação docente voltada a conhecimentos referentes à sexualidade infantil, em uma perspectiva que haja uma intersecção entre a educação em sexualidade e a Educação CTS. Os dados bibliográficos ressaltaram a importância de reconhecer que a curiosidade da criança deve ser vista como necessária ao desenvolvimento infantil e ao conhecimento de mundo. Neste aspecto, o papel docente ganha relevância ao estabelecer pontes entre as experiências cotidianas da criança com aspectos relacionados à influência da Ciência e da Tecnologia.