As demandas da Educação em Ciências e Tecnologia e a BNC da Formação: quais aproximações?

Autores

  • Maíra Clasen Massarani Universidade de Brasília - UnB
  • Bruna Lara de Andrade Reges Universidade de Brasília - UnB
  • Andre Vitor Fernandes dos Santos Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

BNCC; BNC-Formação; Ciclo de políticas; CTS; Currículo

Resumo

Com foco nas demandas trazidas pela Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o presente trabalho procura compreender formas de apropriação e sinalização das relações CTS pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Por meio da busca por descritores específicos e da utilização de uma abordagem discursiva inspirada em estudos foucaultianos para a leitura dos textos, pudemos identificar a presença de enunciados que manifestam significados referentes à relação CTS em ambos os documentos. Notamos uma maior incorporação de sentidos da educação CTS na BNCC em comparação à BNC-Formação. Concluímos que a incorporação e a valorização desses sentidos nas políticas curriculares dependem dos processos de leitura, interpretação e tradução ocorridos em sua formulação, uma vez que a emergência de cada enunciado é regulada por diferentes leis de aparecimento e sistemas de formação. Dessa forma, entendemos que mesmo podendo gerar dificuldades de interpretação e execução dos ideais da educação CTS, a dispersão de enunciados potencializa a ação de sujeitos que figuram nos contextos de produção e prática, constituindo-se como sítio de luta pela significação de uma educação orientada pela perspectiva CTS.

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Publicado

2023-01-10