A formação de professores para a Educação CTS no ensino remoto: a experiência do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Formação de professores; Covid-19; Educação CTS; Ensino remoto.Resumo
A formação de professores para a Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) requer uma formação crítica que associe a aprendizagem dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didático-curriculares às experiências do fazer docente, para que os licenciandos possam experenciar a elaboração de atividades didáticas baseadas no enfoque CTS. Tomando como base pressupostos sobre a formação dos saberes docentes e sobre a Educação online, este trabalho apresenta a experiência vivida durante a pandemia de Covid-19 na oferta de uma disciplina de formação para a Educação CTS, estruturada para ser ofertada em um ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados obtidos demonstram que a proposta atendeu aos objetivos de introduzir os estudantes no campo da Educação CTS, tanto pela apropriação dos conceitos norteadores quanto pela elaboração de sequências didáticas e estudos de caso baseados no enfoque CTS.