Potencialidades de uma ferramenta avaliativa para a educação científica crítica: reflexões a partir de um curso de formação continuada de professores

Autores

  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias UFRPE
  • Myrna Friederichs Landim
  • Thaís Soares da Silva
  • Janaína Santana da Silva
  • Rita Paradeda Muhle

Palavras-chave:

educação científica; educação crítica; formação de professores; relações Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Resumo

A perspectiva crítica é um atributo fundamental da formação de professores e do ensino-aprendizagem das ciências naturais, com potencial de contribuir com o alargamento do horizonte formativo de professores e alunos. O presente trabalho teve por objetivo principal discutir o potencial didático-pedagógico de uma ferramenta avaliativa, embasada no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, a partir de um curso de formação continuada realizado na Região Nordeste do Brasil em 2021. O curso contou com a participação de 16 docentes da educação básica e superior. Ao seu final, procedemos a uma análise interpretativa dos pontos fortes e fracos atribuídos pelos participantes à ferramenta. Os resultados indicam que ela possui um caráter instrumental relevante para o trabalho docente, tendo sido destacados pelos participantes aspectos que podem ser melhorados para atender às demandas em contextos de seu uso.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores