Potencialidades de uma ferramenta avaliativa para a educação científica crítica: reflexões a partir de um curso de formação continuada de professores
Palavras-chave:
educação científica; educação crítica; formação de professores; relações Ciência-Tecnologia-Sociedade.Resumo
A perspectiva crítica é um atributo fundamental da formação de professores e do ensino-aprendizagem das ciências naturais, com potencial de contribuir com o alargamento do horizonte formativo de professores e alunos. O presente trabalho teve por objetivo principal discutir o potencial didático-pedagógico de uma ferramenta avaliativa, embasada no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, a partir de um curso de formação continuada realizado na Região Nordeste do Brasil em 2021. O curso contou com a participação de 16 docentes da educação básica e superior. Ao seu final, procedemos a uma análise interpretativa dos pontos fortes e fracos atribuídos pelos participantes à ferramenta. Os resultados indicam que ela possui um caráter instrumental relevante para o trabalho docente, tendo sido destacados pelos participantes aspectos que podem ser melhorados para atender às demandas em contextos de seu uso.