Dimensões de ciência e tecnologia na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire: contribuições para uma Educação CTSA humanizadora

Autores

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Paulo Freire, Relações Freire-CTSA

Resumo

Este texto resulta de uma investigação das dimensões científico-tecnológicas presentes no livro Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e suas contribuições para a constituição de uma Educação CTSA humanizadora. Para a análise do livro, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) e o exercício epistemológico de compreensão e explicação das criações culturais. Como resultados, destacam-se quatro dimensões científico-tecnológicas da perspectiva freireana presentes na referida obra: a) Ciência e Tecnologia como dimensões não neutras; b) Ciência e Tecnologia contextualizadas social e historicamente; c) Ciência e Tecnologia como dimensões de saberes e práticas populares; e d) Etnociência como mediadora entre diferentes saberes. A partir dessas constatações, podemos afirmar que Freire se faz presente na reflexão sobre ciência e tecnologia e pode contribuir para a constituição de uma Educação CTSA humanizadora, voltada à superação da cultura do silêncio e das contradições existenciais que obstaculizam a vocação histórica do ser humano em ser mais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Luz Silva, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012-2016), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017-2019) e doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Nessa universidade participo do grupo de Pesquisa Interfaces: Cultura, Ciência e Ambiente na Educação Crítica ligado ao grupo ENCIMA (Ensino de Ciências e Matemática). Desde 2019 atuo como professor de Ciências/Biologia da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEEBA) no município de Amargosa. Sou sócio da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e venho desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Atuo na formação de professores de Ciências e Biologia na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e na pesquisa e orientação acadêmica nas referidas áreas.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS