Dimensões de ciência e tecnologia na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire: contribuições para uma Educação CTSA humanizadora
Palavras-chave:
Educação em Ciências, Paulo Freire, Relações Freire-CTSAResumo
Este texto resulta de uma investigação das dimensões científico-tecnológicas presentes no livro Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e suas contribuições para a constituição de uma Educação CTSA humanizadora. Para a análise do livro, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) e o exercício epistemológico de compreensão e explicação das criações culturais. Como resultados, destacam-se quatro dimensões científico-tecnológicas da perspectiva freireana presentes na referida obra: a) Ciência e Tecnologia como dimensões não neutras; b) Ciência e Tecnologia contextualizadas social e historicamente; c) Ciência e Tecnologia como dimensões de saberes e práticas populares; e d) Etnociência como mediadora entre diferentes saberes. A partir dessas constatações, podemos afirmar que Freire se faz presente na reflexão sobre ciência e tecnologia e pode contribuir para a constituição de uma Educação CTSA humanizadora, voltada à superação da cultura do silêncio e das contradições existenciais que obstaculizam a vocação histórica do ser humano em ser mais.