Ciência-tecnologia-sociedade, alfabetização científica e questões sociocientíficas: convergências e divergências
Palavras-chave:
alfabetização científica, ciência-tecnologia-sociedade, questões sociocientíficasResumo
Este texto procurou responder a seguinte pergunta: Quais são as semelhanças e diferenças entre as distintas perspectivas de educação em Ciências, denominadas Ciência-Tecnologia e Sociedade, Alfabetização Científica e Questões Sociocientíficas? Desta forma, nosso objetivo foi compreender quais são as especificidades das três propostas educacionais, que as diferenciam, bem como encontrar em que ponto elas convergem. Para se atingir esse objetivo foi realizada uma Análise Textual Discursiva de trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências nas edições de 2011 a 2019. Ao final de nossa análise, observamos que as três denominações fornecem diferentes subsídios para professores dispostos a contribuir com a formação cidadã dos estudantes, enfatizando aspectos relacionados às ciências da natureza, às questões socioambientais e às controversas sociocientíficas.