Ciência-tecnologia-sociedade, alfabetização científica e questões sociocientíficas: convergências e divergências

Autores

  • Rafael Abdala Mendonça Ribeiro Universidade de Brasília
  • Patrícia Fernandes Lootens Machado
  • Roseline Strieder
  • Roberto Ribeiro da Silva

Palavras-chave:

alfabetização científica, ciência-tecnologia-sociedade, questões sociocientíficas

Resumo

Este texto procurou responder a seguinte pergunta: Quais são as semelhanças e diferenças entre as distintas perspectivas de educação em Ciências, denominadas Ciência-Tecnologia e Sociedade, Alfabetização Científica e Questões Sociocientíficas? Desta forma, nosso objetivo foi compreender quais são as especificidades das três propostas educacionais, que as diferenciam, bem como encontrar em que ponto elas convergem. Para se atingir esse objetivo foi realizada uma Análise Textual Discursiva de trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências nas edições de 2011 a 2019. Ao final de nossa análise, observamos que as três denominações fornecem diferentes subsídios para professores dispostos a contribuir com a formação cidadã dos estudantes, enfatizando aspectos relacionados às ciências da natureza, às questões socioambientais e às controversas sociocientíficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores