Processo de planejamento de atividades de ensino CTSA por grupos de professores de Química, participantes de cursos de formação continuada

Autores

  • Terezinha Iolanda Ayres-Pereira USP
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes USP
  • Miriam Possar Carmo GEPEQ - USP

Palavras-chave:

Formação de professores; Abordagem CTSA; Ensino de Química

Resumo

Apresentamos e analisamos resultados parciais de um processo formativo, na forma de curso de formação continuada, no qual professores, em grupos, compartilharam suas ideias, elaboraram situações problema e planejaram atividades de ensino CTSA. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades iniciais os professores avançam na elaboração de SP com exigências cognitivas mais altas. Apontam também quando os professores citam livremente conteúdos de C, T, S e A que consideram pertinentes ao ensino de um tema sociocientífico, expressam igualdade de importância para todos esses conteúdos, mas quando os repensam para a efetiva elaboração de atividades de ensino parecem dar mais importância aos conteúdos de C e T. Tais dificuldades podem ser dirimidas pela participação dos professores em processos nos quais possam elaborar as próprias SP e tenham tempo para refletir, debater e reavaliar sobre suas concepções e as de seus parceiros de grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores