Educação em saúde na Educação Básica numa perspectiva CTS: estilos de pensamento manifestos na Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Ana Maria Teixeira Lisboa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Noemi Sutil Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Lambach Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Base Nacional Curricular Comum (BNCC); Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Educação em saúde; Estilos de pensamento.

Resumo

No presente trabalho, apoiado na epistemologia de Ludwik Fleck, busca-se evidenciar os estilos de pensamento em saúde, conforme apresentado por Maeyama e Cutolo (2010), representados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este artigo apoia-se em trabalhos na área da saúde, os quais identificam estilos de pensamento no processo saúde-doença, com a finalidade de relacioná-los ao processo educacional no desenvolvimento de temas de saúde na Educação Básica. Em termos metodológicos, para apreciação do referido documento, agrega-se a Análise de Conteúdo. O recorte da BNCC analisado compreende as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Dos estilos de pensamento propostos na literatura em saúde, estudados neste trabalho, conclui-se que a BNCC contempla os vários estilos de pensamento, com uma preponderância para as concepções social e integral/ socioambiental na prática educacional em saúde, para as etapas de ensino analisadas, caracterizando possibilidades de uma Educação CTS outorgada pela BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10