Os metais na cidade de Oliveira do Bairro: uma sequência didática para o ensino secundário de Química

Autores

  • Fátima Pires Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal
  • Cecília Guerra

Palavras-chave:

Ciências e Tecnologia e Sociedade; Comunicação e Educação em Ciência; Design thinking; Metais e ligas Metálicas; percurso científico

Resumo

A relação entre a História, a Arte e a Química na cidade de Oliveira do Bairro (Portugal) serviram de mote para o desenvolvimento de um projeto centrado no desenvolvimento (conceção, implementação e avaliação) da sequência didática “CtoC – Chemistry to City”. O carater inovador do projeto relaciona-se com o envolvimento ativo de vinte alunos de uma disciplina de Química do 12.º ano de escolaridade no desenvolvimento de módulos de comunicação e educação em química. Inspirados na abordagem de design thinking, cada módulo explora as relações entre a Química, a Tecnologia e a Sociedade, divulga o capital social, cultural e científico de diversos pontos da cidade, contribuindo para a melhoria da literacia científica da comunidade escolar e civil envolvente. A recolha de dados do projeto implicou a aplicação de um questionário (antes e após a realização da sequência didática) e a observação participante da professora-investigadora ao longo do estudo. A análise de conteúdo dos dados recolhidos demonstra que houve a mobilização de competências dos alunos, tais como: a compreensão da relação entre as propriedades dos metais, sua estrutura e ligações metálicas (alterando conceções alternativas como, por exemplo perceber a ligação metálica como molecular ou iónica); o sentido critico e criativo e de relacionamento interpessoal durante o processo de desenvolvimento dos módulos. Nesta comunicação apresenta-se a sequência didática e recomendações para futuras investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS