Biodiesel e educação ambiental no ensino de Química: uma abordagem CTSA aplicada no curso técnico em química do IFCE – Campus Maracanaú

Autores

  • Caroline de Goes Sampaio IFCE
  • Cyndi Beatriz Anjos de Souza IFCE
  • João Guilherme Nunes Pereira
  • Victor Emanuel Pessoa Martins

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de avaliar a importância do tema biodiesel no ensino de Química aliado à educação ambiental, utilizando a abordagem CTSA. Para isso, foi realizado um estudo de caso qualitativo com a participação de 40 estudantes do curso técnico integrado em Química presente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú. No transcurso metodológico, foram elaboradas cinco (05) intervenções: três aulas expositivas dialogadas síncronas em formato de debate e dois momentos de estudo assíncronos de artigos científicos sobre a produção e caracterização do biodiesel. Os instrumentos de coleta de dados passaram pelas etapas de pré-teste e pós-teste afim de aperfeiçoar e corrigir possíveis inconveniências ou falhas. Assim, como resultados, percebeu-se um demasiado avanço na aprendizagem dos educandos e correlação aprendizados sobre os conhecimentos Químicos e ambientais. Ademais, as reflexões sobre esse tema foram grandes facilitadoras da aprendizagem no ambiente escolar, isto é, promoveram, através dos debates sobre biodiesel, uma inter-relação entre o meio ambiente e a Química, gerando uma nova perspectiva propícia para o desenvolvimento de atitudes reflexivas e cidadãs na formação educativa e humana desses estudantes, sobretudo, na enfatize dada a partir da relação sustentável entre o biodiesel e a atual situação do planeta. Em síntese, este trabalho contribuiu com a formação dos futuros profissionais em Química, enfatizando os princípios da Química Verde através da abordagem CTSA como ferramenta didática norteadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS