A Tecnologia sob a ótica de futuros professores de Ciências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização Tecnológica, Educação CTS, Formação de professores de Ciências

Resumo

Este estudo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Um de nossos objetivos foi compreender as dimensões de Tecnologia e quais suas relações com a Ciência e Sociedade na concepção de futuros professores de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A presente pesquisa é exploratória de abordagem qualitativa e o instrumento utilizado foi um questionário tipo google forms aplicado a 17 futuros professores dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física do IFRN. Para análise do corpus, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977). As categorias emergentes a posteriori foram: i) Concepções de Tecnologia, ii) Influência da Tecnologia na Ciência e iii) Influência da Tecnologia na Sociedade. Nossos resultados alude a necessidade de discutir a Natureza da Tecnologia na Educação CTS nas disciplinas pedagógicas dos cursos de formação de professores de Ciências do IFRN, pois essa abordagem pode auxiliar mais tarde em uma concepção ampla e crítica de Tecnologia, bem como auxílio na tomada de decisão e transposição didática das aulas de Ciências Naturais dos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dioginys Cesar Felix de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores