A Tecnologia sob a ótica de futuros professores de Ciências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Alfabetização Tecnológica, Educação CTS, Formação de professores de CiênciasResumo
Este estudo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Um de nossos objetivos foi compreender as dimensões de Tecnologia e quais suas relações com a Ciência e Sociedade na concepção de futuros professores de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A presente pesquisa é exploratória de abordagem qualitativa e o instrumento utilizado foi um questionário tipo google forms aplicado a 17 futuros professores dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física do IFRN. Para análise do corpus, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977). As categorias emergentes a posteriori foram: i) Concepções de Tecnologia, ii) Influência da Tecnologia na Ciência e iii) Influência da Tecnologia na Sociedade. Nossos resultados alude a necessidade de discutir a Natureza da Tecnologia na Educação CTS nas disciplinas pedagógicas dos cursos de formação de professores de Ciências do IFRN, pois essa abordagem pode auxiliar mais tarde em uma concepção ampla e crítica de Tecnologia, bem como auxílio na tomada de decisão e transposição didática das aulas de Ciências Naturais dos futuros professores.