O que estamos discutindo sobre radioatividade e energia nuclear na interface Educação CTS/Natureza da Ciência?

Autores

  • Carolina Santos Bonfim Universidade de Brasília
  • Roseline Strieder Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Pesquisa Bibliográfica, Aspectos Epistêmicos, Aspectos Não-epistêmicos

Resumo

O presente trabalho busca compreender de que maneira as temáticas radioatividade e energia nuclear são abordadas no âmbito CTS, levando em consideração elementos da Natureza da Ciência (NdC). Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico no Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), principal evento da área de ensino de ciências no Brasil. Para exame das publicações selecionadas nos inspiramos na Análise de Conteúdo de Bardin, estabelecendo duas categorias a priori: fatores epistêmicos e ii) fatores não-epistêmicos. Os resultados indicam que há um prevalecimento de aspectos não-epistêmicos nesse contexto. Acreditamos que estudos desse teor podem contribuir para uma maior aproximação entre os esses campos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS