A direção preceituada de um currículo para a educação em ciências: em busca de uma práxis interposta no PLACTS
Palavras-chave:
Currículo, Educação em Ciências, PLACTS, Práxis DocenteResumo
O desígnio de um currículo para a Educação em Ciências resgata conceitos basilares dos saberes científicos, reproduzindo conhecimentos sistematizados e sua ação transformadora em um determinado meio social. Portanto, forjando uma práxis particular e suas convicções. Esta reflexão deseja esclarecer as direções que o currículo deve ser dedicado para interpor a práxis docente como mecanismo enriquecedor do Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS) na Educação em Ciências. Para isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa em sete (07) artigos científicos presentes no periódico brasileiro Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. À medida representativa, essas obras sondavam a imediação teórica de uma práxis docente firmada na Educação em Ciências. Após a seleção, foi empregado o método analítico de Análise Textual Discursiva (ATD) para o exame de dados. Os resultados sumarizam três classes de observação: (i) Predominância de uma práxis docente inconsciente, (ii) Austeridade do currículo prescrito na formação dos professores de ciências e (iii) Deslocamentos epistemológicos sob o PLACTS na Educação em Ciências.