A Educação CTS no contexto do Ensino de Química da EJA: um panorama das pesquisas desenvolvidas no Brasil
Palavras-chave:
EJA; Enfoque CTS; Formação Cidadã; Ensino de Química.Resumo
O presente estudo, tem como objetivo analisar os trabalhos publicados na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES que envolvam a Educação CTS no âmbito da Educação de Jovens e Adultos no intento de identificar como o enfoque Ciência-Tecnologia e Sociedade se apresenta na EJA no âmbito nacional. A investigação obedeceu ao delineamento qualitativo sobre uma perspectiva descritiva no qual a constituição dos dados concerne à pesquisa do “Estado da Arte” mapeando um total de 54 trabalhos. Deste total, apenas 4 apresentam abordagem CTS na EJA. Como forma de análise utilizou-se a Análise Textual Discursiva e como resultado foi possível perceber a escassez de trabalhos voltados a temática CTS na EJA, entretanto, apesar dessa exiguidade, percebe-se que os educadores que se dispõe a escrutinar a Educação CTS na EJA buscam facilitar o processo de aquisição de conhecimentos do educando, preparando-o para conviver intelectualmente em sociedade, possibilitando-o a questionar e interagir em comunidade.