A Educação CTS no contexto do Ensino de Química da EJA: um panorama das pesquisas desenvolvidas no Brasil

Autores

Palavras-chave:

EJA; Enfoque CTS; Formação Cidadã; Ensino de Química.

Resumo

O presente estudo, tem como objetivo analisar os trabalhos publicados na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES que envolvam a Educação CTS no âmbito da Educação de Jovens e Adultos no intento de identificar como o enfoque Ciência-Tecnologia e Sociedade se apresenta na EJA no âmbito nacional. A investigação obedeceu ao delineamento qualitativo sobre uma perspectiva descritiva no qual a constituição dos dados concerne à pesquisa do “Estado da Arte” mapeando um total de 54 trabalhos. Deste total, apenas 4 apresentam abordagem CTS na EJA. Como forma de análise utilizou-se a Análise Textual Discursiva e como resultado foi possível perceber a escassez de trabalhos voltados a temática CTS na EJA, entretanto, apesar dessa exiguidade, percebe-se que os educadores que se dispõe a escrutinar a Educação CTS na EJA buscam facilitar o processo de aquisição de conhecimentos do educando, preparando-o para conviver intelectualmente em sociedade, possibilitando-o a questionar e interagir em comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselia Cristina Siqueira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (2020 - até o momento). Membro do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências (UFPR). Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), área de concentração em Ensino de Ciências Naturais, linha de pesquisa Ensino de Química (2018- 2019). Especialização em Metodologia no Ensino de Química pela Faculdade de Tecnologia São Francisco- FATESF (2016). Licenciada em Química pela Universidade Nove de Julho- UNINOVE- SP (2011-2014). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação em Ciências, Ensino de Química, Metodologias Alternativas no processo de Ensino e Educação de Jovens e Adultos.

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (2020 - até o momento). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica - GEPACT (UFPR). Membro do Grupo Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil - EArte (Unicamp, USP, UNESP). Colaborador do Programa Licenciar pelo Projeto: "As Práticas de Ciência e Tecnologia nas escolas de tempo integral: o que revelam as práticas pedagógicas nos anos iniciais" (UFPR - 2022). Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz (2020). Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade Futura (2019). Especialista em Ensino de Ciências pela Faculdade Dom Alberto (2021). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto (2021). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos/RS - IFFar (2017). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Alfabetização Científica e Tecnológica, Educação em Ciências, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem e Práticas Socioculturais.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciência. Atuou no Pibid como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais no período de 2014 a 2018. Atuou no Programa Licenciar da UFPR. Atuou como Coordenador do Pibid de Área do Curso de Ciências Biológicas (2018 a 2020). Coordenador do Curso de Química (Janeiro a março de 2020). Coordenador da Coordenadoria de Atividades Formativas e Estágios (Abril 2020 - atual) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas:Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS, Educação Ambiental, Formação de Professores, Epistemologia de Fleck, Pesquisa do Estado da Arte.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS