Contribuições da Teoria Histórico-cultural da Atividade para a pesquisa sobre Questões Sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências
Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Formação de professores; Teoria Histórico-cultural da AtividadeResumo
O objetivo deste texto consiste em analisar as contribuições do referencial da Teoria Histórico-cultural da Atividade (THCA), a fim de identificar elementos que auxiliem na compreensão do processo de formação de professores com foco na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), que participarão de uma pesquisa de doutorado profissional. O presente trabalho se enquadra em uma pesquisa do tipo bibliográfica, em que se buscou estabelecer aproximações entre a THCA e a pesquisa na formação de professores, com foco no trabalho com QSC. Como resultados, observou-se que a THCA apresenta concepções teóricas que se alinham tanto com concepções presentes na literatura acerca das QSC, quanto em pesquisas sobre a formação de professores. Com isso, adotar tal base teórica na pesquisa de doutorado profissional pode se apresentar como potencial alternativa para a compreensão das diversas nuances acerca das transformações inerentes às atividade dos professores de Ciências participantes.