Contribuições da Teoria Histórico-cultural da Atividade para a pesquisa sobre Questões Sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências

Autores

  • Silmara Alessi Guebur Roehrig Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maira Fernanda Rocha Scandelari Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Amadeus Pereira Alves

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Formação de professores; Teoria Histórico-cultural da Atividade

Resumo

O objetivo deste texto consiste em analisar as contribuições do referencial da Teoria Histórico-cultural da Atividade (THCA), a fim de identificar elementos que auxiliem na compreensão do processo de formação de professores com foco na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), que participarão de uma pesquisa de doutorado profissional. O presente trabalho se enquadra em uma pesquisa do tipo bibliográfica, em que se buscou estabelecer aproximações entre a THCA e a pesquisa na formação de professores, com foco no trabalho com QSC. Como resultados, observou-se que a THCA apresenta concepções teóricas que se alinham tanto com concepções presentes na literatura acerca das QSC, quanto em pesquisas sobre a formação de professores. Com isso, adotar tal base teórica na pesquisa de doutorado profissional pode se apresentar como potencial alternativa para a compreensão das diversas nuances acerca das transformações inerentes às atividade dos professores de Ciências participantes.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores