Sequência didática a partir do tema gerador Granito: uma abordagem para o estudo de Substâncias e Misturas a partir das orientações CTS/CTSA

Autores

  • Francisca das Chagas da Silva Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó
  • Willames Ramos Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó
  • Severina Coelho da Silva Cantanhede Universidade Federal do Maranhão
  • Leonardo Baltazar Cantanhede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

Palavras-chave:

Ensino de Química, Granito, CTS

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino pautada nas orientações CTS/CTSA realizada na disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade de uma instituição de ensino para alunos de especialização no Ensino de Ciências e Matemática. Para tanto, desenvolveu-se a partir dos estudos da disciplina e sistematização dos conhecimentos adquiridos e a elaboração de uma proposta de ensino dividida em três etapas, na qual optou-se pelo tema gerador o “Granito”, devido a utilização do mesmo na sociedade e está no contexto social onde os alunos estão inseridos e ser possível analisar as implicações científicas, tecnológicas, ambientais e sociais, mediante o conteúdo Substancias e Misturas. Os resultados indicam que as contribuições adquiridas na elaboração da proposta de ensino fortalecem a prática docente, no sentido de colaborar para que o professor atue com um agente de transformação e possibilite aos estudantes uma visão crítica da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca das Chagas da Silva Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

raduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Codó (2015) e atualmente cursa Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão. Possui Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (2019) e Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Codó (2020). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Aprendizagem Cooperativa, métodos cooperativos de aprendizagem e Educação Inclusiva.

Willames Ramos Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Caxias. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES (2012 a 2014) e PIBIC/FAPEMA (2014 a 2015). Atuou como professor de Ciências do 7º e 8º Ano na Unidade Escolar Vidigal Rodrigues Filho, no município de Aldeias Altas - MA (2015).

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó. Na área de Ensino de Química, investiga a utilização de Textos de Divulgação Científica no ensino de Química, além de Métodos Cooperativos de aprendizagem e orientações CTSA. Exerce a função de Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA e do Grupo de Estudos em Inorgânica e Catálise - GEIC do IFMA/Campus Codó. Fundador e coordenador do Clube de Astronomia de Codó - CAC. Atualmente é docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Química do IFMA e Chefe do Núcleo de Pesquisa, Pós-Gradução e Inovação do IFMA/Campus Codó.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores