Sequência didática a partir do tema gerador Granito: uma abordagem para o estudo de Substâncias e Misturas a partir das orientações CTS/CTSA
Palavras-chave:
Ensino de Química, Granito, CTSResumo
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino pautada nas orientações CTS/CTSA realizada na disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade de uma instituição de ensino para alunos de especialização no Ensino de Ciências e Matemática. Para tanto, desenvolveu-se a partir dos estudos da disciplina e sistematização dos conhecimentos adquiridos e a elaboração de uma proposta de ensino dividida em três etapas, na qual optou-se pelo tema gerador o “Granito”, devido a utilização do mesmo na sociedade e está no contexto social onde os alunos estão inseridos e ser possível analisar as implicações científicas, tecnológicas, ambientais e sociais, mediante o conteúdo Substancias e Misturas. Os resultados indicam que as contribuições adquiridas na elaboração da proposta de ensino fortalecem a prática docente, no sentido de colaborar para que o professor atue com um agente de transformação e possibilite aos estudantes uma visão crítica da realidade.