A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste

Autores

  • Jorge Bonito CIEP da Universidade de Évora e CIDTFF da Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-5600-0363
  • Margarida Morgado Escola Secundária Viriato – Viseu e CIDTFF da Universidade de Aveiro
  • Dorinda Rebelo Agrupamento de Escolas de Estarreja e CIDTFF da Universidade de Aveiro
  • Luis Marques CIDTFF da Universidade de Aveiro
  • António Soares de Andrade GeoBioTec da Universidade de Aveiro
  • Jorge Medina GeoBioTec da Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

CTS; Geologia; Manual do aluno

Resumo

O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de Reestruturação do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste. Procedeu-se à aplicação dum instrumento já testado, constituído por 2 dimensões e 14 indicadores; fez-se a sua análise quanto à abordagem CTS. Os resultados apontam que todos os indicadores, à exceção de um, foram considerados nos documentos em apreciação. A análise da abordagem CTS foi ampliada com o cálculo das ocorrências por unidade temática, tendo-se verificado alguma heterogeneidade sem, contudo, deixar de ser contemplada. É lícito concluir que este estudo serve para mostrar que no documento analizado a raiz CTS é evidente.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores