Educação Ambiental na BNCC de Ciências das séries finais do ensino fundamental: indícios de um retrocesso

Autores

  • Silmara Alessi Guebur Roehrig Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Márcia Aparecida Linartevis da Cruz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Roger Domenech Colacios Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação Ambiental; BNCC; Ensino Fundamental; Anos finais.

Resumo

Este trabalho aborda a Educação Ambiental (EA) no currículo de Ciências das séries finais do ensino fundamental. O objetivo consiste em analisar a BNCC deste componente curricular, a fim de identificar os elementos que remetem à EA presentes nesta sessão do documento. Trata-se de uma pesquisa documental, em que as sessões "4.3.1 Ciências" e "4.3.1.2 Ciências no ensino fundamental – anos finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento" foram analisadas de acordo com procedimentos pertinentes à Análise de Conteúdo. Como resultados, observou que apenas cinco das sessenta e três habilidades das Ciências fazem referência de forma indireta à EA, incluindo termos como sustentabilidade socioambiental, por exemplo. Além das poucas referências, percebeu-se ainda que estas são pautadas numa perspectiva conservadora e acrítica da educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10