Relações CTSA na formação inicial de professores de Física: análise da matriz curricular de um curso de Licenciatura
Resumo
Este trabalho aborda as relações CTSA na formação inicial de professores de Física. O objetivo consiste
em analisar os documentos curriculares do curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública
federal, a fim de identificar como elementos que remetem à CTSA são apresentados. Trata-se de uma
pesquisa documental, em que o Projeto Pedagógico de Curso foi analisado de acordo com procedimentos
pertinentes à Análise de Conteúdo. Como resultados, observou-se que apenas dez ementas de disciplinas
do curso apresentam referências à elementos da educação CTSA, o que representa cerca de quatorze por
cento do total de disciplinas que compõem a matriz curricular. Além da baixa presença de tais elementos
no curso investigado, há indícios de que, na prática, esses poucos elementos não são desenvolvidos junto
aos futuros professores de física, haja vista a evidente permanência da formação que prioriza conteúdos
tradicionalmente associados ao núcleo duro desta ciência.