Formação de Professores no âmbito da Educação CTS: o que revelam as Teses e Dissertações publicadas no CTD Capes entre 2011 e 2020
Palavras-chave:
Educação CTS, Formação de Professores, Objetivos Formativos, Recursos Educacionais, Teses e DissertaçõesResumo
Este estudo do tipo Estado do Conhecimento objetiva investigar pesquisas sobre formação docente no âmbito da Educação CTS por meio de um levantamento bibliográfico de Teses e Dissertações publicadas no Catálogo da Capes entre 2011 e 2020, tendo por base as categorias Objetivos formativos, Recursos didático-metodológicos utilizados, Tipo de formação e Áreas contempladas. Os resultados apontam os principais caminhos e tendências dessas pesquisas, elucidando o panorama recente da formação docente na perspectiva educacional CTS, destacando-se a ênfase à promoção do Pensamento Crítico, compreensão de Relações CTS e Alfabetização e Letramento Científico e Tecnológico como objetivos formativos, enquanto a Contextualização e Problematização, Sistematização de atividades de sala de aula e Atividades investigativas constituem os recursos metodológicos mais utilizados. Por fim, a formação inicial foi a modalidade mais explorada, prevalecendo a área de Ciências, enquanto o Ensino Superior se destacou em relação aos demais.