Educação para o Desenvolvimento Sustentável promotora de Atitudes/Valores: Revisão de Estudos no Ensino Básico em Portugal

Autores

  • Mariana Almeida Gonçalves Universidade de Aveiro
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Atitudes/Valores;, Educação para o Desenvolvimento Sustentável;, Ensino Básico;, Revisão Integrativa da Investigação em Portugal.

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de sistematizar o status atual da investigação, em Portugal, sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável promotora de Atitudes/Valores. Definiram-se, ainda, objetivos que passam por retratar a investigação nacional centrada na Educação para o Desenvolvimento Sustentável promotora de Atitudes/Valores e por compilar o conhecimento científico, resultante da investigação nestas áreas. Para tal, realizou-se uma análise do tipo integrativo a oito investigações que resultaram da pesquisa realizada, publicadas entre 2011 e 2020. Destes estudos destacam- se algumas estratégias e recursos didáticos suscetíveis de serem usados em sala de aula, com alunos/as do Ensino Básico. A título de exemplo, destacam- se como estratégias de ensino/aprendizagem a resposta escrita ao “Dilema do Sr. Miguel” (Silva, 2017, p. 76), para identificação do estádio de raciocínio moral dos/as alunos/as, e o jogo “Roleta das Vacinas” (Rodrigues, 2019, pp. 66-67), para demonstração do diferente acesso de diversas pessoas à vacinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10