O protagonismo dos estudantes no ensino de física e a construção de valores

Autores

  • Anderson Claiton Ferraz Universidade Cruzeiro do Sul
  • Jean Louis Landim Vilela Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Ensino de Física; Liberdade para Aprender; Conhecimento Científico.

Resumo

O presente trabalho discute a dinâmica de um professor e seus alunos do Ensino Médio tendo como elemento fundante na Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), centrada na construção de valores. Foi planejada na disciplina assuntos relativos aos temas pautados nos quais os alunos tinham total liberdade para expor seus pontos de vista. Ao final do semestre foi respondido por escrito um questionário, cujas questões versavam sobre a avaliação do curso e autoavaliação. Os resultados indicam que os alunos se sentem mais abertos para as participações das aulas quando existe a autenticidade e a empatia na relação com o professor, corroborando para a construção do conhecimento científico com liberdade e autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS