Concepções sobre a tecnologia nos livros didáticos de Física do PNLD 2018

Autores

  • José Alexandre Berto Universidade Federal do Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Livro didático de Física, Natureza da tecnologia, concepções sobre tecnologia, Educação CTS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções sobre tecnologia existentes nos livros didáticos de Física do 3º ano do Ensino Médio do PNLD 2018. Ao focar o tema energia elétrica, buscou-se analisar quais são as concepções sobre tecnologia de acordo com as concepções de Feenberg (2010) e Dagnino (2014): Determinismo, Instrumentalismo, Substantivismo e Teoria crítica/Adequação sóciotécnica. A pesquisa se caracterizou de natureza qualitativa e do tipo análise documental. Os dados constituídos foram analisados pela Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos indicam que existe uma prevalência de concepções instrumentalistas com alguns avanços na construção da Teoria crítica/ Adequação sócio-técnica em algumas obras. Este exercício levanta importantes pontos a serem considerados para os enfrentamentos a serem realizados dentro dos pressupostos da Educação CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10