Ensino da Química dos Hidrocarbonetos a partir das orientações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
Palavras-chave:
CTSA, Ensino de Química, Hidrocarbonetos.Resumo
É notório a utilização das orientações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino da Química como possibilidade para a formação de cidadãos críticos e participativos no meio social. Neste trabalho apresentamos os resultados de um sequencia didática de ensino pautada no conteúdo Hidrocarbonetos, com orientação CTSA, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Grajaú, Maranhão, Brasil. Estruturamos duas aulas com duração de 50 minutos cada, envolvendo o conteúdo proposto, a partir das orientações CTSA. Foi aplicado um questionário fechado no formato da escala Likert, composto por 10 afirmativas, para identificar o conhecimento dos estudantes sobre o conteúdo Hidrocarbonetos, Hidrocarbonetos e o cotidiano, Hidrocarbonetos e as questões ambientais e Hidrocarbonetos e as questões sociais e econômicas. A proposta de ensino se mostrou satisfatória, pois 87% dos alunos conseguiram compreender o conteúdo abordado. A investigação sinalizou ainda, para as dificuldades dos alunos em compreender as influências da ciência e da tecnologia na sociedade e as consequências do desenvolvimento tecnológico no meio ambiente, pois somente 21% dos estudantes conseguiram identificar que os produtos fabricados a partir dos Hidrocarbonetos encarecem o produto final tornando-o menos acessível para uma parte da sociedade. Tal fato justifica a necessidade de que os conteúdos de Química do ensino básico sejam integralizados com as questões tecnológicas, sociais e ambientais.