Ensino da Química dos Hidrocarbonetos a partir das orientações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Leite Universidade Federal do Maranhão/Campus Grajaú
  • Severina Coelho da Silva Cantanhede Universidade Federal do Maranhão/Campus Codó
  • Leonardo Baltazar Cantanhede Instituto Federal do Maranhão

Palavras-chave:

CTSA, Ensino de Química, Hidrocarbonetos.

Resumo

É notório a utilização das orientações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino da Química como possibilidade para a formação de cidadãos críticos e participativos no meio social. Neste trabalho apresentamos os resultados de um sequencia didática de ensino pautada no conteúdo Hidrocarbonetos, com orientação CTSA, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Grajaú, Maranhão, Brasil. Estruturamos duas aulas com duração de 50 minutos cada, envolvendo o conteúdo proposto, a partir das orientações CTSA. Foi aplicado um questionário fechado no formato da escala Likert, composto por 10 afirmativas, para identificar o conhecimento dos estudantes sobre o conteúdo Hidrocarbonetos, Hidrocarbonetos e o cotidiano, Hidrocarbonetos e as questões ambientais e Hidrocarbonetos e as questões sociais e econômicas. A proposta de ensino se mostrou satisfatória, pois 87% dos alunos conseguiram compreender o conteúdo abordado. A investigação sinalizou ainda, para as dificuldades dos alunos em compreender as influências da ciência e da tecnologia na sociedade e as consequências do desenvolvimento tecnológico no meio ambiente, pois somente 21% dos estudantes conseguiram identificar que os produtos fabricados a partir dos Hidrocarbonetos encarecem o produto final tornando-o menos acessível para uma parte da sociedade. Tal fato justifica a necessidade de que os conteúdos de Química do ensino básico sejam integralizados com as questões tecnológicas, sociais e ambientais.

 

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Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva Leite, Universidade Federal do Maranhão/Campus Grajaú

Licenciada em Ciências Naturais - Química pela Universidade Federal do Maranhão. Sou Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás e professora de Química na rede estadual de ensino do Estado de Goiás.

Severina Coelho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão/Campus Codó

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar. Atualmente é doutoranda do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atua na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica, Abordagem CTS/CTSA e Métodos de Aprendizagem Cooperativa. É professora Assistente, em regime de dedicação do exclusiva do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Campus de Codó. Atua como coordenadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Codó.

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal do Maranhão

raduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química. Exerce a função de Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA. Fundador e coordenador do Clube de Astronomia de Codó - CAC. Atualmente é Coordenador Geral de Cursos Superiores do IFMA/Campus Codó, docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Química do IFMA, além de membro do conselho editorial da Revista Acta Tecnológica do IFMA.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS