Ensino de Óptica Geométrica no contexto CTS e Três Momentos Pedagógicos

Autores

  • Deusivaldo Aguiar Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Palavras-chave:

Cidadania; CTS; Defeitos da visão; Óptica geométrica; Três momentos pedagógicos.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o ensino de Física no conteúdo óptica geométrica/estudo da luz e suas consequências na saúde humana, através da temática ‘defeitos da visão’. O estudo consiste em relatar a experiência referente à abordagem do tripé Ciência, Tecnologia e Sociedade, realizada em turmas do segundo ano do ensino médio profissionalizante em uma escola agrícola da rede pública federal. A estratégia didático-pedagógica desenvolvida foi a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, ajustada à análise de conteúdo na obtenção dos resultados. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, com apoio de elementos quantitativos, quando necessário. Na aplicação do conhecimento, os estudantes simularam ser um deficiente visual em uma andança nas principais dependências da escola, seguida de debate sobre as experiências vividas. A análise dos resultados evidenciou que, de fato, o ensino de óptica, através de temas no contexto da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, possibilitou aos estudantes relacionarem os problemas vivenciados no cotidiano do deficiente visual, com a base do conhecimento científico, refletindo a respeito de situações reais dos defeitos da visão e das dificuldades encontradas por esses deficientes no cotidiano, despertando-os para a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS