Proposta didática para os processos de extração e obtenção do metal Rutênio a partir das orientações CTSA
Palavras-chave:
Ensino de Química, Proposta Didática, RutênioResumo
A sociedade atual apresenta como característica a acelerada construção, vasta propagação e considerável enaltecimento do conhecimento científico. Logo, pesquisas em ensino de ciências destacam a relevância de transformar em algo significativo o processo de aprendizagem em ciências a partir das orientações CTSA. Assim, o presente trabalho buscou direcionar 12 alunos do Curso de Licenciatura em Química, do IFMA/Campus Codó, Maranhão, Brasil, da disciplina Química dos Metais de Transição, com carga horária de 60 horas, na elaboração de uma estratégia didática para alunos do ensino médio, envolvendo os processos de extração, obtenção e aplicação dos metais de transição, que não considerasse apenas à resolução de exercícios, mas que possibilitasse, a partir da tomada de decisão, discutir questões relacionadas as implicações científicas, tecnológicas, socioambientais e socioeconômicas, desses metais. Como resultado, os estudantes elaboraram uma estratégia didática para o conteúdo Propriedades dos Metais de Transição, aqui representada para o elemento Rutênio, pautada nas orientações CTSA. Tal proposta favoreceu aos futuros professores, não só uma melhor compreensão dos conteúdos específicos, mas também, o acesso aos processos de construção e desenvolvimento relacionados a natureza da ciência e tecnologia e suas implicações sociais e ambientais. Ademais, julgamos relevante o contato de licenciandos em Química com temáticas que possibilitem um entendimento crítico acerca da ciência, tecnologia e suas relações com a sociedade e o meio ambiente, além de permitir a contextualização dos conteúdos Químicos.