Proposta didática para os processos de extração e obtenção do metal Rutênio a partir das orientações CTSA

Autores

  • Severina Coelho da Silva Cantanhede Universidade Federal do Maranhão
  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Federal de Roraima
  • Francisca Mayara Alves Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó
  • Leonardo Baltazar Cantanhede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

Palavras-chave:

Ensino de Química, Proposta Didática, Rutênio

Resumo

A sociedade atual apresenta como característica a acelerada construção, vasta propagação e considerável enaltecimento do conhecimento científico. Logo, pesquisas em ensino de ciências destacam a relevância de transformar em algo significativo o processo de aprendizagem em ciências a partir das orientações CTSA. Assim, o presente trabalho buscou direcionar 12 alunos do Curso de Licenciatura em Química, do IFMA/Campus Codó, Maranhão, Brasil, da disciplina Química dos Metais de Transição, com carga horária de 60 horas, na elaboração de uma estratégia didática para alunos do ensino médio, envolvendo os processos de extração, obtenção e aplicação dos metais de transição, que não considerasse apenas à resolução de exercícios, mas que possibilitasse, a partir da tomada de decisão, discutir questões relacionadas as implicações científicas, tecnológicas, socioambientais e socioeconômicas, desses metais. Como resultado, os estudantes elaboraram uma estratégia didática para o conteúdo Propriedades dos Metais de Transição, aqui representada para o elemento Rutênio, pautada nas orientações CTSA. Tal proposta favoreceu aos futuros professores, não só uma melhor compreensão dos conteúdos específicos, mas também, o acesso aos processos de construção e desenvolvimento relacionados a natureza da ciência e tecnologia e suas implicações sociais e ambientais. Ademais, julgamos relevante o contato de licenciandos em Química com temáticas que possibilitem um entendimento crítico acerca da ciência, tecnologia e suas relações com a sociedade e o meio ambiente, além de permitir a contextualização dos conteúdos Químicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Bacharelado em Química (2000) e em Química Tecnológica (2000), licenciatura em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto A, Nível I da Universidade Federal de Roraima. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, espaços não formais, divulgação científica, feiras de ciências, educação ambiental, ensino de química inclusivo, ensino de ciências, análise de metais em água e monitoramento de indicadores para qualidade de água. Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022.

Francisca Mayara Alves Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA, atuando principalmente na área de Ensino da Química e suas relações CTSA.

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó. Desenvolve pesquisas na área de química de superfície, a partir do estudo adsortivo de metais e corantes em diferentes tipos de adsorventes, com ênfase em materiais lignocelulósicos e carvões ativados. Na área de Ensino de Química, investiga a utilização de Textos de Divulgação Científica no ensino de Química, além de Métodos Cooperativos de aprendizagem e orientações CTSA. Exerce a função de Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA e do Grupo de Estudos em Inorgânica e Catálise - GEIC do IFMA/Campus Codó. Fundador e coordenador do Clube de Astronomia de Codó - CAC. Atualmente é docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Química do IFMA e Chefe do Núcleo de Pesquisa, Pós-Gradução e Inovação do IFMA/Campus Codó.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores