Sequências Didáticas sobre as Questões Sociocientíficas: contribuições resultantes da intervenção pedagógica na formação continuada de professores de Ciências da Natureza
Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Formação de ProfessoresResumo
Questões cotidianas sobre Ciência e Tecnologia como o uso de células tronco, os efeitos das telecomunicações relativos à saúde humana, o uso de fontes alternativas de energia, entre outras, são denominadas Questões Sociocientíficas. Trazidas pelos diferentes tipos de mídia e, muitas vezes, debatidas pelos cidadãos, a discussão destas questões demanda um melhor entendimento dos diversos aspectos a elas relacionados, tais como política, cultura, religião, economia, ética e da natureza do conhecimento científico.
O uso de Questões Sociocientíficas nas atividades desenvolvidas em espaços de educação formal, como a escola, e em espaços não formais, como museus, torna-se importante instrumento para o desenvolvimento da Alfabetização Científica, da construção de uma nova forma de compreender a Ciência e Tecnologia e de considerar o impacto das mesmas na Sociedade.
A seleção de uma estratégia de ensino que colabore no desenvolvimento do processo Alfabetização Científica, demanda do professor a definição de aspectos como os objetivos a serem desenvolvidos, conteúdos (conceituais, atitudinais e procedimentais) a serem abordados e os instrumentos de avaliação, que possam cooperar a fim de dimensionar as contribuições e realizar possíveis ajustes da intervenção a ser realizada. Neste contexto, estratégias de ensino com uso de Sequências Didáticas podem cooperar para que o professor possa organizar e desenvolver intervenções que favoreçam a promoção da Alfabetização Científica dos estudantes e aborde Questões Sociocientíficas importantes, posicionando-se por diferentes perspectivas, estabelecendo, assim, relações com a Educação CTS, na medida em que podem fornecer subsídios que estimulem o interesse do estudante pela Ciência e Tecnologia e a melhoria do pensamento crítico do mesmo por meio da argumentação.
Diante da relevância que as Questões Sociocientíficas possuem, mais especificamente para o Ensino de Ciências da Natureza, considerou-se importante o desenvolvimento de uma pesquisa em âmbito de doutorado, com vistas a compreender se e de que forma os professores de Ciências da Natureza da rede pública estadual abordam as Questões Sociocientíficas, com alicerce no Currículo de Ciências da Natureza do Estado de São Paulo.
Para tanto, foi realizada uma intervenção pedagógica, por meio de um curso de formação continuada intitulado “Questões Sociocientíficas e o Currículo de Ciências do Estado de São Paulo”, direcionado a professores dos anos finais do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento de uma proposta que abordasse aspectos relacionados às Questões Sociocientíficas, além de temas como Alfabetização Científica, Argumentação, História e Natureza da Ciência (NdC) e Sequência Didática.
No que se refere ao foco principal desta pesquisa, a intervenção pedagógica oportunizou aos docentes espaço para que fosse fomentada a elaboração e desenvolvimento de Sequências Didáticas articuladas com as Questões Sociocientíticas. Entretanto, cabe destacar alguns aspectos que norteram a pesquisa, como: Quais são as Questões Sociocientíficas que os professores consideram relevantes para desenvolverem em sua prática docente? Que aspectos podem ser considerados na elaboração e desenvolvimento de uma Sequência Didática articulada a Questões Sociocientíficas? Quais relações as Sequências Didáticas produzidas possuem com o currículo do Estado de São Paulo? A partir destes questionamentos buscamos analisar as Sequências Didáticas sobre Questões Sociocientíficas, produzidas por professores de Ciências da Natureza .
A pesquisa pautou-se por elementos da Intervenção Pedagógica que consiste de uma investugação que envolve o planejamento e implemantação de interferências destinadas a produzir avanços e melhoria nos processsos de aprendizagem dos envolvidos na ação. Os dados obtidos a partir das Sequências didáticas elaboradadas pelos professores ao longo do curso de formação, foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Os professores elaboraram seis Sequências Didáticas que abordavam as seguintes Questões: 1. O uso dos agrotóxicos; 2. A poluição da água; 3. O renascer da Teoria da Terra plana; 4. Substâncias químicas; 5 Os microrganismos e a saúde e 6. Os Derramamentos de Petróleo próximos as regiões do Brasil.
A partir das Sequências Didáticas elaboradas foi possível construir uma Matriz de Análise, organizada a partir das Unidades de registro definidas a priori e das Categorías identificadas: Organização da Sequência Didática (Abordagem da Questão Sociocientífica; Relevância; Articulação entre temática e currículo; Viabilidade e Referências); Dimensões dos Conteúdos (Variedade de Conteúdos; Coerência nas dimensões); Aspectos Metodológicos (Descrição; Articulação); Avaliação (Instrumentos; Articulação com os Conteúdos).
Os resultados obtidos nos permitem afirmar que as Sequências Didáticas fornecem subsídios para que possam ser considerados diferentes níveis de abordagem de Questões Sociocientíficas. A definição de conteúdos (conceitual, atitudinal ou procedimental), descritos nas Sequências Didáticas, configura-se importante aspecto na abordagem de Questões Sociocientítificas, entretanto demanda uma formação docente que permita uma articulação com os aspectos metodológicos e os instrumentos de avaliação que serão utlizados durante a elaboração da Sequência Didática.
A elaboração e desenvolvimento de Sequências Didáticas sobre Questões Sociocientíficas, por professores de Ciências da Natureza, revelaram aspectos como: a importância de espaços de formação que possam contribuir para a reflexão de temas atuais da sociedade e sua relação direta com a Ciência e a Tecnlogia; a necessidade de compreender e analisar as etapas do desenvolvimetno e aplicação de estratégias didáticas que contribuam para garantir a melhoria da formação docente e a aprendizagem dos estudantes, principalmente, e da contribuição que a abordagem de questões atuais e urgentes, permeadas por elementos da Ciência e da Tecnologia, trazem para o Ensino de Ciências da Natureza.