Os Livros Didáticos no Ensino de Química e suas relações com as orientações CTS/ CTSA: um recorte nos Seminários Ibero- americanos de CTS/CTSA
Palavras-chave:
CTS/CTSA, Ensino de Química, Livro Didático, SIACTSResumo
A abordagem CTS/CTSA na disciplina de Química para o ensino médio se tornou uma necessidade, pois, o ensino de ciências passa por mudanças, em que a ciência antes tratada como neutra, agora pode ser discutida numa visão interdisciplinar, considerando o contexto da pesquisa científica e suas consequências sociais, político e culturais, como elementos marcantes. Assim, a abordagem CTS/CTSA nos livros didáticos de Química, apresenta um papel importante nesse contexto, iniciando o aluno no exercício da cidadania e inserindo os conteúdos científicos em seu contexto social. Neste trabalho, buscou-se identificar e analisar, a partir de um levantamento bibliográfico nos Anais dos Seminários Ibero-americanos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (SIACTS), trabalhos que discutem a temática Livros Didáticos/Materiais Didáticos no Ensino de Química. A busca foi realizada nas edições do SIACTS (2000 a 2018), a partir da presença dos termos Livro Didático (LD)/Materiais Didáticos (MD) e Ensino de Química (EQ) nos Títulos e/ou nas Palavras-Chave dos artigos publicados. Os resultados demostram que o número de trabalhos que abordam esses termos ainda é limitado, menos de 5% dos trabalhos publicados no período investigado (880 artigos). No geral, os artigos que contemplam os termos LD/MD, abordam a análise de Livros Didáticos ou desenvolvimento de Materiais Didáticos complementares. Já os trabalhos que apresentam o termo EQ, abordam conteúdos específicos da Química, principalmente no Ensino Médio e discutem temáticas relativas ao Meio Ambiente, além da formação de professores e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramentas de aprendizagem de conteúdos numa perspectiva CTS/CTSA.