Os Livros Didáticos no Ensino de Química e suas relações com as orientações CTS/ CTSA: um recorte nos Seminários Ibero- americanos de CTS/CTSA

Autores

  • Fracisco José Correia
  • Leonardo Baltazar Cantanhede Instituto Federal do Maranhão
  • Severina Coelho da Silva Cantanhede Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus Codó

Palavras-chave:

CTS/CTSA, Ensino de Química, Livro Didático, SIACTS

Resumo

A abordagem CTS/CTSA na disciplina de Química para o ensino médio se tornou uma necessidade, pois, o ensino de ciências passa por mudanças, em que a ciência antes tratada como neutra, agora pode ser discutida numa visão interdisciplinar, considerando o contexto da pesquisa científica e suas consequências sociais, político e culturais, como elementos marcantes. Assim, a abordagem CTS/CTSA nos livros didáticos de Química, apresenta um papel importante nesse contexto, iniciando o aluno no exercício da cidadania e inserindo os conteúdos científicos em seu contexto social. Neste trabalho, buscou-se identificar e analisar, a partir de um levantamento bibliográfico nos Anais dos Seminários Ibero-americanos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (SIACTS), trabalhos que discutem a temática Livros Didáticos/Materiais Didáticos no Ensino de Química. A busca foi realizada nas edições do SIACTS (2000 a 2018), a partir da presença dos termos Livro Didático (LD)/Materiais Didáticos (MD) e Ensino de Química (EQ) nos Títulos e/ou nas Palavras-Chave dos artigos publicados. Os resultados demostram que o número de trabalhos que abordam esses termos ainda é limitado, menos de 5% dos trabalhos publicados no período investigado (880 artigos). No geral, os artigos que contemplam os termos LD/MD, abordam a análise de Livros Didáticos ou desenvolvimento de Materiais Didáticos complementares. Já os trabalhos que apresentam o termo EQ, abordam conteúdos específicos da Química, principalmente no Ensino Médio e discutem temáticas relativas ao Meio Ambiente, além da formação de professores e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramentas de aprendizagem de conteúdos numa perspectiva CTS/CTSA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fracisco José Correia

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/CAmpus Codó. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA, atuando na área de Ensino de Química a partir das orientações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal do Maranhão

raduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química. Exerce a função de Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA. Fundador e coordenador do Clube de Astronomia de Codó - CAC. Atualmente é Coordenador Geral de Cursos Superiores do IFMA/Campus Codó, docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Química do IFMA, além de membro do conselho editorial da Revista Acta Tecnológica do IFMA.

Severina Coelho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus Codó

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar. Atualmente é doutoranda do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atua na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica, Abordagem CTS/CTSA e Métodos de Aprendizagem Cooperativa. É professora Adjunta, em regime de dedicação do exclusiva do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Campus de Codó. Atua como coordenadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Codó.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS