Ensino de fermentação alcoólica: contribuições da etnociência e do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade

Autores

Palavras-chave:

ensino de química; CTS; etnociência; ACT

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos da aplicação de uma proposta de planejamentos didáticos para o ensino de fermentação alcoólica utilizando a etnociência numa abordagem CTS com o tema alcoolismo. A abordagem metodológica apoiou-se nos três momentos pedagógicos estabelecidos por Delizoicov, Angoti e Pernambuco (2018), explorando conceitos de química, biologia, história da ciência e as implicações sociais da ciência e da tecnologia na sociedade.

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Biografia do Autor

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Doutora na Univrsidade Tecnológica Federal do Paraná

Décio Ruivo Martins, Universidade de Coimbra

Professor Doutor do departamento de Física da Universidade de Coimbra

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Universidade de Coimbra

Professor doutor no departamento de Química da Universidade de Coimbra 

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS