Matemática e Tecnologia: Políticas Públicas para Aprendizagem

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Palavras-chave:

Matemática; Tecnologia; Aprendizagem; Políticas Públicas

Resumo

Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) apresenta que o conhecimento matemático é necessário para todos os estudantes, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais. Destaca as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes na vida de todos. O Currículo da Cidade do Município de São Paulo parte do princípio que todos os estudantes são protagonistas, capazes de aprender e desenvolver-se, contanto que os processos educativos considerem suas características e seu contexto tenham significados no seu cotidiano. As novas gerações estão chegando à escola, nascidas nesse contexto tecnológico, considerando assim, o avanço das Tecnologia para Aprendizagem nos últimos anos, a escola precisa ajustar os processos educacionais, ampliando e ressignificando o uso que das tecnologias ajudando assim na aprendizagem da matemática. Na atualidade existem inúmeras tecnologias disponibilizadas, temos a necessidade desenvolver vivências que possibilitem compreender o seu funcionamento e reconhecer o seu potencial nas diversas áreas. Diante disso, o contato com software scratch no processo de aprendizagem será uma ferramenta para auxiliar nesse processo de ensino e aprendizagem da matemática de probabilidade com a linguagem de programação.

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Publicado

2023-01-10