Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 4 (2022): jul./set.
v. 13 n. 4 (2022): jul./set.
Publicado:
2022-07-01
Artigos
Inquiry-based Science Teaching through Constructionism: a path towards scientific literacy
Maria Josiane da Silva Nery, Fabiano Reis da Silva, Paulo César Geglio
1-21
PDF (English)
PDF
Scientific Initiation as a strategy for the development of Scientific Literacy in basic education students: reflections from the Cientista Aprendiz
Pércia Paiva Barbosa, Diogo dos Santos, Sandra Maria Rudella Tonidandel
1-23
PDF (English)
PDF
Formação Inicial de professores de Química: compreensões sobre as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Saionara Fontes Silva, Mikaella Rocchigiani Magnavita dos Santos, Maxwell Siqueira
1-26
PDF
Resolução de Problemas nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um exame nos Guias do PNLD (2002 e 2020)
Jocelmo de Morais França, Ivanete Batista dos Santos
1-16
PDF
A etnomatemática desenvolvida por uma costureira: possibilidades e inspirações para práticas pedagógicas de ensino da Matemática
Schayla Letyelle Costa Pissetti, Eliana Maria do Sacramento Soares
1-21
PDF
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Formação de Professor: uma análise das matrizes curriculares das Licenciaturas em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz, Taniele Loss, Marcelo Souza Motta
1-25
PDF
Uma oficina temática para o ensino de Química sobre drogas por meio da problematização
Marcia Narcizo Borges, Thriciane Torres de Carvalho Lodi, Carlos Magno Rocha Ribeiro
1-25
PDF
Conhecimento dos tópicos matemáticos (KoT) para o ensino de funções na Educação Básica por meio do MTSK: estado da arte das produções entre 2015 e 2020
Helio Cinquini Vianna Júnior, Leandro Carbo, Jeferson Gomes Moriel Junior
1-20
PDF
Interdisciplinaridade na Educação Matemática: um estudo do panorama nacional das pesquisas Stricto Sensu (2015-2020)
Carlos Alex Alves, Leandro Londero da Silva, Eliane Maria Vani Ortega
1-26
PDF
Professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua formação para o ensino da Matemática
Iolanda Márcia de Souza, Francely Aparecida dos Santos
1-19
PDF
A realidade aumentada na aprendizagem de Geometria Espacial e as contribuições da Sequência Fedathi
Fredson Rodrigues Soares, José Rogério Santana, Maria José Costa dos Santos
1-25
PDF
Uso de nuvem de palavras como estratégia para o ensino do Reino Fungi no Ensino Médio
Daiane Schio Pagliarini, Lenira Maria Nunes Sepel
1-23
PDF
Um estudo das percepções de futuros professores de Química sobre o estágio supervisionado no contexto pandêmico da COVID-19
Guilherme Manassés Pegoraro, Giovanni Miraveti Carriello, Natalia Rodrigues Ribeiro, João Batista dos Santos Junior
1-21
PDF
Ensino e Aprendizagem de Inequações na Escola: um estudo exploratório a partir de dissertações e teses
Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença
1-21
PDF
Gincanas de conhecimento: possibilidade motivadora para o ensino e aprendizagem de derivadas
Larissa Hagedorn Vieira, Dayse Regina Batistus, Janecler Aparecida Amorin Colombo, Samoara Viecelli da Luz
1-18
PDF
Identificação dos elementos do Ensino de Ciências por Investigação na prática de professores de Ciências da Natureza
Jéferson Pereira da Silva, Leandro Carbo
1-21
PDF
Bioinformática para a Educação Básica: capacitando docentes para o uso de ferramentas computacionais em sala de aula
Tarcisio José Domingos Coutinho, Francisco Bruno de Sousa, Rita Alice Vasconcelos
1-16
PDF
O retorno da era do áudio: analisando os podcasts de divulgação científica
Luiz Felipe Santoro Dantas, Eline Deccache-Maia
1-25
PDF
Epistemologias da Educação Matemática: reflexões entre pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado
Emanueli Pereira, Nadjanara Ana Basso Morás, Davi Cezar da Silva, Tiago Emanuel Klüber
1-23
PDF
Modelagem Matemática para a Aprendizagem Significativa Crítica
Luis Carlos Moura, Deive Barbosa Alves
1-24
PDF
A argumentação e o desenvolvimento do pensamento crítico na construção de caminhos para mitigação de problemas ambientais da cidade de Bonito-PE
Djalma Alves de Oliveira, José Ayron Lira dos Anjos, Ana Paula Freitas da Silva
1-20
PDF
A Janela Azul: uma releitura poética da astronomia como ferramenta para a divulgação científica
Leticia Maria de Oliveira, Luana da Silva Santos
1-23
PDF
Números racionais e os documentos norteadores: o que nos mostram os livros do PNLD no período de 1980 – 2020
Maisa Iora, Fabiane Cristina Höpner Noguti
1-24
PDF
Relato de experiência e investigação de aplicação de um personagem fictício como método na aprendizagem de Anatomia Humana
Emília Cristina Benevides de Freitas, Carolina Nascimento Spiegel
1-20
PDF
Construção de conhecimentos docentes para o ensino da Trigonometria: perspectivas e desafios na formação inicial
Maria Izabel Barbosa de Sousa, Ma, Sidilene Aquino de Farias, Dra
1-21
PDF
Contribuições da Neurociência para a formação docente em ciências: uma revisão sistemática integrativa de literatura
Priscila dos Santos Caetano de Freitas, Carlos Eduardo Batista de Sousa
1-18
PDF
A interdisciplinaridade nos documentos oficiais que orientam a formação inicial docente em Ciências da Natureza na Universidade Federal de Goiás
Luri Braga Alonso, Cleyton Ferreira de Souza, Marcos Vinícius Ferreira Vilela
1-23
PDF
As compreensões de licenciandos de Química sobre a abordagem CTS e o Pensamento Crítico: o papel de um curso de formação inicial
Ananda Jacqueline Bordoni, Marcelo Pimentel da Silveira, Rui Marques Vieira
1-24
PDF
Retratos de (não) leitores de artigos de divulgação científica
Sheila Alves Almeida
1-20
PDF
A constituição do conhecimento matemático com a Investigação Matemática no Ensino Superior
Paulo Wichnoski
1-21
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários