Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Edições Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 5 (2021): ago.
Publicado:
2021-08-25
Editorial
Apresentação
Wagner Rodrigues Valente
1-2
PDF
Artigos Gerais
Contribuições da história da Educação Matemática à Educação Matemática
Wagner Rodrigues Valente
1-13
PDF
A constituição de um novo saber na Educação Matemática: as narrativas como um modo de ruptura teórica e metodológica na formação e pesquisa
Marinéia Santos Silva, Heloisa Silva
1-24
PDF
A Educação Matemática como campo científico-acadêmico: percorrendo memoriais acadêmicos de pesquisadores
Paulo Henrique Souza Araújo, Filipe Santos Fernandes
1-21
PDF
Movimentos político-epistêmicos na produção de histórias da formação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul
Thiago Pedro Pinto, Luzia Aparecida Souza, Carla Regina Mariano Silva
1-23
PDF
Dos quadros de Dunton às cartas de Parker: números e cálculos à vista (São Paulo, 1890-1910)
Marcus Aldenisson Oliveira, Vera Teresa Valdemarin
1-25
PDF
O Pequeno Contador de Alípio Franca: o material didático e suas potencialidades pedagógicas para ensinar Aritmética
Leandro Oliveira, Luiz Carlos Pais
1-22
PDF
A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do Ensino Primário, no início do século XX
Ana Elisa Esteves Esteve Santiago
1-18
PDF
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias
Luciane Fatima Bertini, Andreia Fernandes Souza
1-19
PDF
Estudos recentes sobre frações no campo da História da Educação Matemática: avanços e desafios
Barbara Winiarski Diesel Novaes, Neuza Bertoni Pinto
1-20
PDF
O processo histórico da disciplina Matemática como referência para a formação de dirigentes
Luiz Fernando Rodrigues Pires, Suzana Santos Gomes
1-26
PDF
Büchler (1921, 1923): saberes de referência para ensinar frações
Denise Medina França, Késia Ramires, Edilene Simões Costa dos Santos
1-21
PDF
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
Débora Rodrigues Caputo, Maria Cristina Araújo de Oliveira
1-25
PDF
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
Sidnéia Almeida Silva, Larissa Pinca Sarro Gomes, Martha Raissa Iane Santana da Silva
1-21
PDF
Currículos para formar professores que ensinam Matemática: histórias sobre a licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana nas décadas de 1970 e 1980
Joubert Lima Ferreira
1-28
PDF
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
Marly Gonçalves da Silva, Janice Cassia Lando
1-24
PDF
A Matemática no periódico o Eco: seções mata tempo intelectual e para o grande concurso
Malcus Cassiano Kuhn, Silvio Luiz Martins Britto
1-22
PDF
Heranças histórico-epistemológicas da modelagem matemática financeira escolar
Gleison de Jesus Marinho Sodré
1-25
PDF
A modelagem matemática nos cursos de especialização da década de 1980: ideias implícitas e algumas convicções
Leoni Malinoski Fillos, Antonio Vicente Marafioti Garnica
1-19
PDF
Um olhar em rede para as produções em resolução de problemas nos ENEMs (1987 – 2016)
Tiêgo dos Santos Freitas, Silvanio de Andrade, Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso
1-18
PDF
Criatividade em Matemática: alguns elementos históricos na constituição do campo de pesquisa e de intervenção pedagógica
Cleyton Hércules Gontijo, Mateus Gianni Fonseca, Alexandre Tolentino Carvalho, Wescley Well Vicente Bezerra
1-24
PDF
A Escola Família Agrícola (EFA) Itapirema de Ji-Paraná (RO) e o ensino de Matemática (1991-2018): uma perspectiva histórica
Jucielma Rodrigues de Lima Dias, Sérgio Candido de Gouveia Neto
1-21
PDF
As protagonistas anônimas: um resgate histórico da formação e atuação de professoras de um grupo escolar rural
Grasielly Santos Souza, Mirian Maria Andrade
1-15
PDF
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
Cleber Schaefer Barbaresco, David Antonio da Costa
1-17
PDF
História da Matemática em sala de aula: contribuições para o ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau na Educação Básica
Letícia Sousa Carvalho, Mariana Feiteiro Cavalari, Eliane Matesco Cristovão
1-24
PDF
Regra de Cramer: uma perspectiva histórica para o ensino de sistemas lineares
Kleyton Vinicyus Godoy, Douglas Gonçalves Leite
1-24
PDF
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Principais Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários