Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 4 (2021): jul./set.
v. 12 n. 4 (2021): jul./set.
Publicado:
2021-07-01
Artigos
Registros de representação semiótica presentes na solução de problemas envolvendo o significado parte-todo
Marcos José Pereira Barros, Idemar Vizolli
1-24
PDF
Experiências obtidas a partir da utilização de um terrário de planárias durante monitoria de Zoologia
Manoel Celestino Pontes Filho, Jéssica Prata Oliveira
1-20
PDF
Uma proposta de ensino “sobre-com” o som para os conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental: uma aprendizagem enquanto um corpo afetado
Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues Silva, Alessandro Damásio Trani Gomes
1-24
PDF
Formação docente e ensino de Botânica: reflexões além de uma análise documental
João Victor Amorim Gomes, Lorena Almeida Cavalcante Brandão Nunes, Renata Rolins Oliveira, Heloisa Baleroni Rodrigues Godoy
1-25
PDF
Argumentação na educação em Ciências: algumas questões metodológicas para o debate
Marina Martins, Fabrizio Macagno
1-23
PDF
Estudo dos conceitos estatísticos na formação de professores em um contexto de pandemia da Covid-19
Adriana Costa Santos Silva, Maria Elizabete Souza Couto, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Diná Silva Correia
1-24
PDF
Elementos de Estatística Descritiva: uma abordagem com estudantes da 3ª série do Ensino Médio
Jemima Rodrigues de Siqueira, Rogério Fernando Pires
1-26
PDF
CalMe Pro — Cálculo mental para professores
Danilene Gullich Donin Berticelli, Sabrina Zancan
1-21
PDF
Aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no Cálculo Diferencial e Integral: uma análise das publicações em periódicos de Educação Matemática
Juliana de Fatima Holm Brim, Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro, Awdry Feisser Miquelin
1-20
PDF
A metodologia de resolução de problemas aplicada ao ensino de matrizes no Ensino Médio
Thiago Silva Borges, Augusto Cesar Castro Barbosa, Cláudia Ferreira Reis Concordido, Marcus Vinicius Tovar Costa
1-25
PDF
Geometria plana com GeoGebra: intervenção pedagógica com alunos do Ensino Fundamental II
Janilson Silva de Barros, Alexandra Nascimento de Andrade, Felipe da Costa Negrão, Carolina Brandão Gonçalves
1-19
PDF
Educação Financeira Escolar na Educação Infantil: materiais do educador e da criança
Joseilda Machado Mendonça, Cristiane Azêvedo Pessoa
1-25
PDF
Aprendizagem colaborativa na resolução de problemas lógicos: experimento com estudantes de Ensino Médio utilizando um jogo digital
Adriana Barbosa Santos, Natália da Silva Rodrigues, Fernando Frei
1-20
PDF
Contribuições do uso dos dispositivos móveis para a abordagem de conteúdos matemáticos no Ensino Médio
Neuber Silva Ferreira, Marcos Dias da Rocha, Carlos Fernando Araújo Junior
1-26
PDF
Relações trigonométricas do triângulo retângulo: um estudo analítico sobre obstáculos epistemológicos e didáticos
Alanne de Jesus Cruz, Laerte Silva da Fonseca, Denize da Silva Santos
1-18
PDF
Modelagem Matemática e Equações Diferenciais: um mapeamento das pesquisas em Educação Matemática
Aldo Peres Campos Lopes
1-25
PDF
Pesquisa e reflexão sobre a formação e a prática docente: uma percepção dos egressos do PIBID/Matemática
Lozicler Maria Moro Santos, Marcos Alexandre Alves
1-22
PDF
Educação Financeira na educação de jovens e adultos: um olhar em pesquisas acadêmicas desenvolvidas nas últimas duas décadas
Elis Puntel, Vaneza Carli Tibulo
1-25
PDF
Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental: as experiências de duas professoras após um processo de formação colaborativa
Márcio Matoso Pontes, Maria Silvania Marques Xavier Souza, Juscileide Braga Castro
1-19
PDF
Categorização de níveis de explicitação de conhecimentos construídos por estudantes na aprendizagem de conceitos de Física: pressupostos teóricos de um instrumento analítico
Keila Tatiana Boni, Carlos Eduardo Laburú, Osmar Henrique Moura da Silva
1-25
PDF
Abordagens de educação científica equitativa em gênero e perspectivas de formação docente
Juliane Priscila Diniz Sachs, Denise Caroline de Souza, Irinéa de Lourdes Batista
1-25
PDF
Teaching zoology in basic education in Brazil: an analysis of bibliographic publications (2010-2020)
Jailma Ferreira da Silva, Jéssica Prata, Martin Lindsey Christoffersen
1-18
PDF (English)
A experimentação investigativa na formação de professores a partir da prática como componente curricular
Graciele Carvalho de Melo, Bibiana Kaiser Dutra, Eliziane da Silva Dávila
1-24
PDF
As faces e o lugar do vilão cientista em olhares sobre o ensino de Ciências
Keylor Bronzato, Rosane Moreira Silva de Meirelles
1-19
PDF
Perspectivas de alfabetização científica em sequências didáticas na formação de professores de Física
Emerson Oliveira Santos, Noemi Sutil, Silmara Alessi Guebur Roehrig
1-20
PDF
Representações sociais de professores de Física e estudantes acerca da educação inclusiva
Karla Silene Oliveira Marinho Sathler, Agnaldo Conceição Esquincalha
1-17
PDF
Ensino de Ciências via proposições e mediações da Atividade Experimental Problematizada (AEP): “cenários” brasileiro e português de formação continuada de professores
André Luís Silva da Silva, Paulo Rogério Garcez de Moura, José Cláudio Del Pino
1-24
PDF
A relevância da validação de uma sequência didática sobre gravidez na adolescência baseada na metodologia da problematização
Cleidiane Aparecida Costa Rocha Jardim, Valéria Souza Marcelino
1-21
PDF
A apropriação de conceitos da ondulatória no Ensino Médio mediada por um jogo produzido a partir do scratch
Lucianno Cabral Rios, Neuton Alves Araújo
1-24
PDF
Metodologias de intervenção pedagógica no ensino de temáticas sobre sexualidade no Ensino Médio
Kalyane Kélem Ávila Maldonado, Fabrício Bonfim Sudério
1-24
PDF
Ensino de Química submicroscópica: percepções dos professores sobre o uso da realidade aumentada nas aulas de Química
Gessica Nascimento, Jose Claudio Fonseca Moreira, Michelle Camara Pizzato
1-25
PDF
A terapia de Wittgenstein em uma análise de referenciais teóricos do ensino de Álgebra
Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior
1-26
PDF
As estratégias didáticas com alunos autistas: as experiências de professores de Ciências e especialistas em educação especial
Tereza Helena Piedade Gomes, Gláucia Caroline Silva de Oliveira
1-18
PDF
Percepção dos discentes e docentes quanto ao ensino de Química frente à pandemia da Covid-19
Luciano Bernardo Ramo, Sóstenes Fernandes Santos
1-26
PDF
Uma revisão de literatura sobre o uso das analogias no ensino de Ciência e Matemática
Magali Santos Melo, Fábio Paraguaçu
1-19
PDF
Fundamentos epistemológicos na pesquisa educacional: possibilidades para o campo da educação em Ciências
Lucas Martins Avelar, Laysla Caroline Rosa Oliveira, Cinthia Carvalho Roversi Genovese, Rones Deus Paranhos
1-23
PDF
Concepções de biodiversidade para futuros professores de Ciências da Natureza
Elaine Fernanda Santos, Sindiany Suelen Caduda Santos, Alice Alexandre Pagan
1-25
PDF
Novas configurações do laboratório de ensino de Trigonometria a partir da incorporação da tecnologia articulada a história da Matemática
Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara Sousa Batista, Gisele Pereira Oliveira
1-19
PDF
A produção acadêmica sobre história e currículo de Biologia no Ensino Médio (2005-2018)
Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, Claudia Christina Bravo Sá Carneiro
1-24
PDF
O ensino de Ciências Biológicas no início da carreira docente
Kamene Costa Sousa, Sebastiana Ceci Sousa, Walter Araújo Rocha Júnior, Joseneide Teixeira Câmara
1-15
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários