Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 3 (2021): abr./jun.
v. 12 n. 3 (2021): abr./jun.
Publicado:
2021-04-01
Artigos
Situações Didáticas Olímpicas (SDO): uma aplicação de Problemas Olímpicos (PO) à luz da Teoria das Situações Didáticas (TSD) com apoio do software GeoGebra
José Gleison Alves da Silva, Francisco Régis Vieira Alves, Daniel Brandão Menezes
1-20
AmeliCA
PDF
Conhecimento especializado do professor de Matemática revelado na escrita reflexiva de futuros professores decorrente de simulações de aulas
André Lima Rodrigues, Bruno Rodrigo Teixeira
1-26
AmeliCA
PDF
As desigualdades de gênero na docência em Matemática no Ensino Superior: uma revisão de literatura a partir de estudos recentes no Brasil
Dione Alves de Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Mônica Maria Teixeira Amorim
1-26
AmeliCA
PDF
Estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental: possíveis conexões teóricas e práticas
Malcus Cassiano Kuhn, Tatiana Maria Flores Pereira
1-22
AmeliCA
PDF
Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados: um olhar para o Octave
Dioni Paulo Pastorio, Josemar Alves, Tainá Almeida Fragoso
1-23
AmeliCA
PDF
Desenvolvimento profissional de professores: um olhar para o ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Helenita Jesus Sousa, Maria Elizabete Souza Couto
1-25
AmeliCA
PDF
Concepções de estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas acerca do ensino por investigação
David Gadelha Costa, Maria Aparecida Tenório Salvador
1-21
AmeliCA
PDF
Os desafios e as potencialidades das relações interpessoais intraescolares: percepções de pós-graduandos stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática
Débora Cristine Frasnelli, Bruno Silva Oliveira, João Bernardes da Rocha Filho
1-21
AmeliCA
PDF
O que se tem produzido no programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe
Bruno Meneses Rodrigues, José Elyton Batista Santos, Carlos Alberto Vasconcelos
1-24
AmeliCA
PDF
Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental: reflexões a partir dos PCN e da BNCC para construção do pensamento algébrico significativo
Malcus Cassiano Kuhn, Eveline Lima
1-23
AmeliCA
PDF
Carbono primário: quem é você, afinal?
Sóstenes Fernandes Santos, João Batista Moura Resende Filho, Poliana Gomes Abrantes
1-17
AmeliCA
PDF
Formação continuada de professores de Matemática com foco em contexto online, Educação Financeira, metodologias ativas e fluência tecnológica e pedagógica: uma revisão bibliográfica
Patrícia Zanon Peripolli, Luís Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia
1-24
AmeliCA
PDF
A abordagem da comutatividade da multiplicação na Educação Básica
Cydara Cavedon Ripoll, Daiana Santos Oliveira Fischer, Franciele Marciane Meinerz
1-25
AmeliCA
PDF
Uma atividade investigativa para o estudo da paisagem: o solo do Cerrado em foco
Daniela Marques Alexandrino, Henrique Luis da Silva Santos, Cláudia Roberta Küll
1-21
AmeliCA
PDF
Conexões de conhecimentos especializados de professores ao ensinar Termoquímica à luz do CTSK em duas realidades escolares de Cuiabá, Mato Grosso
Léo Silva Floriano, Leandro Carbo
1-21
AmeliCA
PDF
Contributo para a caracterização dos modelos pedagógicos no ensino de Ciências no Ensino Básico
José Manuel Carmo
1-16
AmeliCA
PDF
Ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual: proposta inclusiva por meio da Geometria
Rozelaine Fatima Franzin, Caroline Melke
1-20
AmeliCA
PDF
Matemática e representações sociais: um estudo qualiquantitativo a partir de teses e dissertações
Tiêgo Santos Freitas, Dayvisson Luis Vittorazzi, Alcina Maria Testa Braz da Silva
1-24
AmeliCA
PDF
Educação Matemática crítica e uso de tecnologias: cenários para investigação com o jogo da corrida dos cavalos
Leonardo Maricato Musmanno, Sérgio Gonçalves Sousa, Moisés Ceni Almeida, Leandro da Silva Machado
1-24
AmeliCA
PDF
Construção de cenários animados por alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação como atividade Matemática
Luan Padilha dos Santos, Maria Ivete Basniak
1-20
AmeliCA
PDF
Investigando a “Terra plana” no YouTube: contribuições para o ensino de Ciências
Carolina Santos Bonfim, Pedro Maciel de Paula Garcia
1-25
AmeliCA
PDF
O uso de simuladores virtuais educacionais e as possibilidades do PhET para a aprendizagem de Física no Ensino Fundamental
Evando Santos Araújo, João Lucas Barbosa Nascimento, Jucilene Carvalho Silva, Caialla Fonseca Andrade
1-25
AmeliCA
PDF
Matemática para o ensino: reflexões a partir das ideias do campo conceitual multiplicativo
Andressa Oliveira Faria Lorenzutti, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
1-23
AmeliCA
PDF
Construção de conhecimentos matemáticos utilizando a temática criptografia para o Ensino Médio
Bárbara Elisa Kranz, Clarissa de Assis Olgin
1-21
AmeliCA
PDF
Matemática na comunidade: um contexto educativo para a aprendizagem social
Neura Maria De Rossi Giusti, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
1-25
AmeliCA
PDF
Ensino de Ciências por investigação: contribuições de artigos de bases de dados abertas para a práxis docente
Larissa Tebaldi Reis, Gabriela Dias Bevilacqua, Robson Coutinho Silva
1-23
AmeliCA
PDF
Revisão de literatura em ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Básico com uso de plataformas digitais
Raquel Fiori, Mara Elisangela Jappe Goi
1-24
AmeliCA
PDF
O processo de instrumentalização no ensino de Ciências: uma revisão sobre o uso das tecnologias digitais
David Santana Lopes, Lynn Rosalina Gama Alves, Rejâne Maria Lira-da-Silva
1-26
AmeliCA
PDF
Promovendo a alfabetização científica e tecnológica nos Anos Iniciais a partir do livro infantil Vacinas
Adriano Santos Mesquita, Regina Célia Grando
1-22
AmeliCA
PDF
Características ilustrativas das representações visuais de recursos hídricos em livros didáticos de Biologia
João Paulo Cunha Menezes
1-16
AmeliCA
PDF
A regência no estágio supervisionado na licenciatura em Matemática: um relato de experiências e vivências sobre o saber, o fazer e o saber fazer docente numa formação online
Adriano Silveira Machado
1-18
AmeliCA
PDF
Entrelaçamento entre modelagem Matemática e a teoria da complexidade de Edgar Morin
Neuma Teixeira Santos, Roberta Modesto Braga, Adilson Oliveira Espírito Santo
1-16
AmeliCA
PDF
Tópicos de Física Moderna no Livro Didático “Física, v. 3 - Ciclo Colegial (1959)” do Autor Aníbal Freitas
Poliana Telles Silva, Roberto Joao Eissler
1-20
AmeliCA
PDF
Impacto da pandemia da COVID-19 no contexto da educação socioemocional
Maria Rosa Melo Alves, Yzila Liziane Farias Maia de Araújo, Aline Oliveira Nepomuceno
1-17
AmeliCA
PDF
Curto-Circuito: uma proposta de jogo para o ensino de circuitos elétricos
Gabriel Santos Ortiz, Luciano Denardin
1-27
AmeliCA
PDF
Formação inicial do raciocínio funcional na Educação Infantil
Fabiana Santos Vieira, Sandra Maria Pinto Magina, Ana Virginia Almeida Luna
1-20
AmeliCA
PDF
Os conceitos estruturantes de foreground sob as lentes da pesquisa brasileira
Vladinei Gomes Apolinário, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
1-20
AmeliCA
PDF
Percepções de professores de Matemática sobre as aulas remotas: uma análise à luz da teoria fundamentada nos dados
Denise Ritter, Gabriela Luisa Schmitz, Ana Marli Bulegon, Luíz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
1-19
AmeliCA
PDF
O uso de softwares no ensino de Biologia: o que revelam as produções científicas da REnBio (2010-2020)?
Silmara Gomes Queirós, Aldenor Batista Silva Junior, Eder Ahmad Charaf Eddine
1-20
AmeliCA
PDF
Construção e apropriação de saberes docentes: um estudo sobre a importância de atividades acadêmico-científicas na formação de professores para o ensino de Matemática
Marcelo Souza Machado, Francisco José de Lima
1-20
AmeliCA
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários