Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 1 (2021): jan./mar.
v. 12 n. 1 (2021): jan./mar.
Publicado:
2021-01-01
Artigos
Metodologias alternativas no ensino de Evolução em uma escola pública do Piauí
Sintiane Maria de Sá Lima, Maurício dos Santos Araújo, Michelle Mara de Oliveira Lima
1-15
PDF
Engenharia Didática e uma investigação do processo de hibridização da Sequência de Fibonacci
Renata Passos Machado Vieira, Milena Carolina dos Santos Mangueira, Francisco Regis Vieira Alves, Paula Maria Machado Cruz Catarino
1-22
PDF
O uso da sala de aula invertida para ensinar polígonos
Carla Denize Ott Felcher, Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Renata Godinho Soares, Vanderlei Folmer
1-18
PDF
Poliedros orgânicos: um jogo didático para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos
Shirani Kaori Haraguchi, Adriano Antonio Silva
1-26
PDF
O contexto digital e os estilos de aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral
Daniela Cotta Bicalho, Frederico da Silva Reis
1-26
PDF
Ensino de Ciências por investigação em Ciências Biológicas: revisão sistemática de literatura em artigos de periódicos nacionais classificados no Qualis
Keila Padilha de Oliveira Camargo de Lima, Paulo Antônio Cypriano Pereira, João Paulo Camargo de Lima
1-34
PDF
Educação não formal em Astronomia no Brasil: revisão sistemática da literatura
Leandro Donizete Moraes, Ismar Frango Silveira
1-22
PDF
A atividade docente na perspectiva do licenciando em Matemática: contribuições da Didática Profissional para a formação do professor
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Francisco Régis Vieira Alves
1-18
PDF
Resolução de Problemas em Matemática visando uma aprendizagem significativa na formação inicial de professores pedagogos: superando dificuldades em frações
Viviane Barbosa de Souza Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
1-23
PDF
Área de figuras planas: um panorama da produção brasileira stricto sensu da área de Ensino (1998-2019)
Juliana Gabriele Kiefer, Rita de Cássia Pistóia Mariani
1-26
PDF
Produção, validação e avaliação de um jogo didático sobre o tema Corpo Humano para o Ensino Médio Regular
Rosa Cristina Costa, Jean Carlos Miranda
1-23
PDF
Estado de conhecimento sobre a abordagem documental do didático em pesquisas na Língua Portuguesa
Adriana de Oliveira Dias, Chrystian Bastos de Almeida, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
1-25
PDF
Mercado como prática social na Educação Infantil: problematizações dos usos cotidianos da linguagem matemática por crianças
Marta Cristina Cezar Pozzobon, Carla Renatti Andriguetto, João Carlos Pereira de Moraes
1-17
PDF
O ensino de Ciências por Investigação na formação continuada de professores dos anos iniciais um olhar para as pesquisas da área
Débora Kélli Freitas de Melo, Judite Scherer Wenzel
1-20
PDF
Perspectivas do uso de Planilhas Eletrônicas no Ensino de Estatística
Fernando Frei
1-16
PDF
Evidências da alfabetização científica em grafias de ilustrações na perspectiva CTSA no Ensino de Química
Andressa Algayer da Silva Moretti, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Cynthia Algayer da Silva
1-20
PDF
Possíveis aproximações entre o grau de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio e a prática pedagógica do professor de Física
Thiago Vicente Assunção, Alexandro Cardoso Tenório
1-25
PDF
Concepções de Ciência em livros didáticos de Física: análise de uma coleção do PNLD
Sarah Orthmann Tavernard Alencar, Luiz Henrique Martins Arthury
1-18
PDF
O ensino de Paleontologia: interpretações de uma abordagem contextualizada à realidade local
Rômulo Hohemberger, Jéssica Góes Bilar, Cibele Schwanke, Renato Xavier Coutinho
1-23
PDF
Ensinando potenciação e radiciação através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula
Marcela Camila Picin de Melo, Andresa Maria Justulin
1-25
PDF
De um caminhar na perspectiva inclusiva a um coletivo de atores em uma formação continuada em tecnologias no ensino de Matemática: reflexões da trajetória
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Marcos Lübeck, Clodis Boscarioli
1-19
PDF
Ensino de Microbiologia: uma alternativa ao Laboratório Tradicional a partir da História e Filosofia da Ciência e Metodologia da Problematização
Marllon Moreti de Souza Rosa, Marina Battistetti Festozo, Jose Alberto Casto Nogales Vera
1-23
PDF
Relação entre teoria e prática e o significado de ser bom professor para participantes do PIBID
Luis Gustavo Souza de Oliveira, Magda Medhat Pechliye
1-18
PDF
Do jardim à sala de aula: metodologias para o ensino de Botânica na escola
Natanael Costa Rebouças, Rayane de Tasso Moreira Ribeiro, Maria Iracema Bezerra Loiola
1-23
PDF
Reflexões sobre as concepções de Ciência nos discursos de professores formadores e graduandos do curso de Pedagogia
Elocir Aparecida Corrêa Pires, Anderson de Souza Moser, Aline Gregório, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
1-23
PDF
O raciocínio proporcional nas atividades de proporcionalidade do sétimo ano no Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens
Thiago Mascára Silva, Wagner Barbosa de Lima Palanch
1-22
PDF
Etnomodelagem e produção artesanal de chocolate: uma investigação no 9º ano do Ensino Fundamental
Jonas dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
1-20
PDF
Ondas Eletromagnéticas e Visão: material complementar para o Ensino Médio sob a perspectiva do Currículo Mínimo do RJ
Priscila dos Santos Caetano de Freitas, Pierre Schwartz Augé
1-21
PDF
A reflexão crítica como elemento potencializador do processo de aprender a ensinar
Tamini Wyzykowski, Marli Dallagnol Frison
1-26
PDF
Proposta de situações-problema produzidas por professores do Ensino de Ciências da Natureza aplicáveis à rede básica de ensino
Mara Elisângela Jappe Goi, Denise Rosa Medeiros, Ricardo Machado Ellensohn, Jaqueline Pinto Vargas
1-25
PDF
O que pensam alunos de uma licenciatura sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação básica e nessa licenciatura
Pedro Lucio Barboza
1-15
PDF
O uso do smartphone no desenvolvimento de modelos mentais dos alunos no ensino de Química: aplicativos de simulação virtual e realidade aumentada
Gabriela Martins Piva, Caio Murilo dos Santos, Rodolfo Kasuyoshi Kohori, Gustavo Bizarria Gibin
1-24
PDF
Museu de Anatomia e ensino de Ciências e Biologia: revelações de professores da Educação Básica
Camila Rocha Pergentino da Silva; Luciana Maria Lunardi Campos; Selma Maria Michelin Matheus
1-24
PDF
A produção da farinha de mandioca e seu potencial pedagógico: elementos para o ensino de Ciências a partir da cultura geraizeira
Luciene Aparecida de Carvalho Oliveira, Camila Lima Miranda, Diógenes Valdanha Neto
1-24
PDF
A divulgação científica no ensino de Química
Angela Fernandes Campos, Amanda Pereira de Freitas
1-18
PDF
O uso de software para o ensino de Matemática no Ensino Médio: um mapeamento de produções brasileiras
Fernanda dos Santos Garcia, Thaísa Jacintho Müller, Isabel Cristina Machado de Lara
1-17
PDF
O ensino de Botânica no contexto das escolas públicas de Altamira-PA: um estudo sobre dificuldades e possibilidades
Reginaldo dos Santos, Francisco Alex Oliveira Figueredo, Maurício Möller Parry
1-25
PDF
Aulas remotas durante a pandemia da COVID-19 no curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Maranhão
Joina Torres Ferreira Gonçalves, Aracelli de Sousa Leite, Maurício dos Santos Araújo
1-15
PDF
A base orientadora da ação para ler criticamente textos com conteúdo químico: um diagnóstico com futuros professores de Química
Alessandro Augusto Barros Façanha, Isauro Beltrán Nuñez
1-19
PDF
Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a presença das mulheres na Ciência
Zilene Moreira Pereira Soares, Michel Mendes, Alice de Jesus Freitas
1-19
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários