Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Edições Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 5 (2020): ago.
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5
Publicado:
2020-08-08
Editorial
Edição Especial: Ensino de Física e Astronomia
Mauro Sergio Teixeira de Araújo, Marcos Rincon Voelzke
PDF
Artigos Gerais
Aprendizagem significativa, objetos de aprendizagem e o ensino de Astronomia
Marcos Rincon Voelzke, Josué Antunes de Macêdo
1-19
PDF
Aspectos conceituais e matematizados no ensino de Física
Adan Sady de Medeiros Silva, Whasgthon Aguiar de Almeida, Sildivan Sabino de Souza
20-36
PDF
Conceitos de Astronomia: Análise a partir de textos escritos pelos alunos
Idmaura Calderaro Martins Galvão, Alice Assis
37-52
PDF
Concepções prévias e obstáculos epistemológicos no ensino de atomística: uma abordagem a partir do método educacional psicodramático
Matheus Ziantoni Pascúi, Maisa Helena Altarugio
53-70
PDF
Conjunto de atividades didáticas de Mecânica baseadas em Resolução de Problemas e simulações computacionais
Dioni Paulo Pastorio, Muryel Pyetro Vidmar, Josemar Alves, Francis Jessé Centenaro
71-93
PDF
Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio
Arivaldo Lopes, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
94-113
PDF
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
Sabrinna Aparecida Rezende Macedo, Juan Bernardino Marques Barrio (in memoriam)
114-131
PDF
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular
Beatriz Cardoso dos Santos, Gabriela Peres de Faria, Erick Henrique Siqueira Paiva, Simone Sendin Moreira Guimarães, Fabrícia Paula de Faria
132-145
PDF
O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física
Patrik Marques dos Santos, Yuri Expósito Nicot, Ataiany dos Santos Veloso Marques
146-164
PDF
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
Amsterdam de Jesus Souza Marques de Mendonça, Grazielle Rodrigues Pereira
165-184
PDF
O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências
Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Marcos Cesar Danhoni Neves, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Awdry Feisser Miquelin
185-203
PDF
O o papel do tradutor/intérprete de língua de sinais como mediador em aulas de física no ensino médio
Luiz Marcelo Darroz, Leticia Piotroski Tyburski, Alvaro Becker da Rosa
204-222
PDF
Perfil conceitual a respeito da concepção atomística dos estados físicos da matéria de um grupo de alunos da educação de jovens e adultos – eja
Vanessa Maria Silva Menezes, Samísia Maria Fernandes Machado, Erivanildo Lopes da Silva
223-242
PDF
Professora experiente em atividade investigativa sobre a docência no estágio da licenciatura em física
Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Nizete de Azevedo, Maria Lúcia Vital dos Santos Abib
243-260
PDF
Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
Paulo Sergio Jesus Vilela, Regina Célia Sousa, Carolina Pereira Aranha, Silvete Coradi Guerini
261-280
PDF
Relações com o saber e o ensino-aprendizagem da Física: percepções dos estudantes da educação básica pela análise da matriz do estudante
Helenice Satie Morais, João Paulo Camargo de Lima, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
281-302
PDF
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Principais Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários