Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 4 (2020): jul./set.
v. 11 n. 4 (2020): jul./set.
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4
Publicado:
2020-10-01
Artigos
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
Benedito Edson Cardoso Machado, Alan Gonçalves Lacerda
1-21
PDF
A disciplina de estágio curricular na licenciatura em Ciências Exatas como espaço de reflexões sobre os modelos didáticos na formação docente
Roberta Chiesa Bartelmebs
22-38
PDF
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
Mara Aparecida Alves da Silva, Lúcia Gracia Ferreira, José Gilberto da Silva
39-57
PDF
Aditivos alimentares como tema orientador para a realização de atividades experimentais: uma proposta com alunos da licenciatura em Química
Nara Alinne Nobre Silva, Roberto Ribeiro da Silva
58-78
PDF
Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química
Jhonnata de Souza Batista, Maria Graças Gomes
79-94
PDF
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
Patricia Franzoni, Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Thuliê Nunes dos Santos
95-112
PDF
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
Raphael Alves Feitosa, Ana Maria Iorio Dias, Emilly Teixeira de Sousa, Yasmim Brandão Ferreira
113-128
PDF
Ensino de Ciências, alfabetização científica e tecnológica e enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: o que pensam docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em exercício
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Fabiane Fabri
129-148
PDF
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
Ronald dos Santos Merlim, Flávia Rodrigues Da Silva, Vanessa Dos Santos Merlim Saraiva, Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz, Renata Lacerta Caldas, Cassiana Barreto Hygino Machado, Vantelfo Nunes Garcia
149-168
PDF
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Fabiane Fabri
169-190
PDF
Mapeamento de objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos na engenharia elétrica
Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Isabel Cristina Machado de Lara
191-211
PDF
Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica
Thayná Machado Pereira, Diogo Barros de Faria Fonseca, Matheus Benásio Ribeiro, Marcelo Nocelle de Almeida
212-231
PDF
Modelagem Matemática: um panorama da pesquisa brasileira na educação básica
Aislan da Silva Nunes, William Junior Nascimento, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
232-253
PDF
O origami enquanto manifestação artística e possíveis relações com o ensino de Matemática
Bruna Quintino, Valdir Damázio Júnior
254-274
PDF
O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica
Willian Ayala Correa, Hebert Lee Barbosa Veríssimo de Barros, Ademir Souza Pereira
275-292
PDF
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
Renato Araújo Torres de Melo Moul, Maria Iracema Barbosa de Moura, Monica Lopes Folena Araújo
293-310
PDF
Simulação de energia fotovoltaica: uma sequência didática alternativa para o ensino da eletrodinâmica
Pedro Alves Fontes Neto, Francisco Antonio Gudemberg Almeida Moura, Gyulianna Pinheiro Ribeiro
311-332
PDF
Um panorama das pesquisas sobre divulgação científica em periódicos da área de ensino
Ricardo Capiberibe Nunes, Wellington Pereira de Queirós
333-347
PDF
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
José Roberto Damasceno da Silva
348-368
PDF
Visão de licenciandos em química sobre a divulgação científica como recurso didático no ensino de Química
Diane Ferreira da Silva Dapieve, Maria Aparecida Rodrigues
369-384
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários