Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.
v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3
Publicado:
2020-04-01
Artigos
Alfabetização Científica e as visões deformadas no ensino de ciências: Algumas reflexões sobre os discursos dos professores de física
Fernanda Peres Ramos, Marcos Cesar Danhoni Neves, Adriana da Silva Fontes, Michel Corci Batista
1-15
PDF
Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE
Tatiane da Silva Santos, Myrna Friederichs Landim
16-36
PDF
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos
Bruna Sarpa Miceli, Marcelo Borges Rocha
37-55
PDF
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais
Aldeci dos Santos
56-68
pdf
Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
Pedro Xavier da Penha, Maria Delourdes Maciel
69-84
PDF
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
Camila Copetti, Diana Paula Salomão de Freitas, Sandro Amorim de Souza, Thais Scotti do Canto-Dorow
85-104
PDF
Aquecedor solar de baixo custo: uma ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos termodinâmicos e a conscientização socioambiental
Isaac Max Pereira, José Geraldo de Oliveira Júnior, Pablo Parmezani Munhoz, Alessandro Damásio Trani Gomes, Fernando Otávio Coelho
105-125
PDF
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
Sergiano Guerra Oliveira
126-140
PDF
Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS
Werner Zacarias Lopes, Rhenan Ferraz de Jesus, Rosane Nunes Garcia
141-158
PDF
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
Darling Katiuscia de Goes Borges, Sidilene Aquino de Farias, Katiuscia dos Santos de Souza
159-175
PDF
Desenvolvimento de habilidades digitais na escola por meio da integração de jogos digitais, programação e robótica educacional virtual
Andreia Carniello, Marcelo Zanotello
176-198
PDF
Educação financeira: um estudo de caso com jovens do ensino médio na cidade de São Paulo
Jefferson Oliveira Cristovão da Luz, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Alex Paubel Junger
199-211
PDF
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola
Marcos Roberto Da Silva, Arlindo José Souza Júnior
212-224
PDF
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
Ana Paula Krein Muller, Silvana Neumann Martins, Maria Madalena Dullius
225-243
PDF
Jogos cooperativos e argumentação: potencialidades para a promoção do pensamento crítico e reflexivo no ensino de Matemática
Carlos Antonio da Silva Lopes, Kátia Calligaris Rodrigues, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues
244-263
PDF
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática
Willa Nayana Corrêa Almeida, João Manoel da Silva Malheiro
264-285
PDF
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura
Lucas Alexandre Mortale, Marcio Vinicius Corrallo, Emerson Ferreira Gomes
286-302
PDF
Organização de unidades de aprendizagem em Química: o estado do conhecimento a partir de dissertações
Lorita Aparecida Veloso Galle, Valderez Marina do Rosário Lima, Maurivan Güntzel Ramos
345-365
PDF
Argumentação no Ensino Fundamental em Ciências: o que dizem as pesquisas?
Diorleno Santos, Luciana Sedano
366-386
PDF
Possibilidades de superação de desafios no ensino de Ciências: o caso dos Planos Nacional e Municipais de Educação
Paulo Sérgio Garcia, Ivo Ribeiro de Sá, Maria Isabel Bezerra de Lima
388-406
PDF
A utilização do jogo Hidrocart no processo de ensino e aprendizagem em Química
Robson Fágner Ramos de Araújo, João Pessoa Pires Neto
407-417
PDF
Contribuições da Educação Ambiental Crítica para abordagem CTSA
Daniely Bini dos Santos, Ana Lúcia Suriani Affonso, Adriana Massaê Kataoka
418-135
PDF
Alfabetização cientifica como ferramenta para o exercício da ética: um ensaio
Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
436-449
PDF
Jogo didático e o desenvolvimento do cálculo mental
Priscila Baumgartel, Janaina Poffo Possamai
465-485
PDF
Ensinar, aprender e avaliar na Educação Matemática em perspectiva no Programa Etnomatemática
Geraldo Aparecido Polegatti, Ligia Bittencourt Ferraz de Camargo, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
486-505
PDF
Relatos de Pesquisa
A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?
Juliana Aparecida Alves da Costa, Elaine Cristina Ferruzzi
303-314
PDF
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
Bianca Martins Santos, Victoria Cristina Morais Oliveira, Aline Mariane Alves de Amorim, Josilany Santos dos Reis
315-329
PDF
Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio
Antonio Carlos Bastos, Jurema Rosa Lopes, Eline das Flores Victer
330-344
PDF
Construindo o círculo na Geometria do taxi: uma proposta de insubordinação criativa
Raimundo Nonato Barbosa Cavalcante, Jobson de Queiroz Oliveira
450-464
PDF
O ensino de funções de 1º grau com a utilização do GeoGebra na Educação (Matemática) do Campo: uma abordagem exploratório-investigativa
Luiz Henrique Ferreira Bispo, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
506-526
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários