Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 1 (2020): jan./mar.
v. 11 n. 1 (2020): jan./mar.
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1
Publicado:
2020-01-01
Artigos
A ênfase da linguagem na Educação Matemática: das palavras incertas às palavras com sentido
Marisa Rosâni Abreu da Silveira
1-12
PDF
Aprendizagem baseada em problemas (abp) aplicada ao ensino de estatística inferencial não paramétrica no Ensino Superior
Fernando Frei
13-26
PDF
Aprendizagem da matemática em aulas de streaming: uma análise à luz das Teorias da Transposição Didática e da transposição informática.
Klayton Santana Porto, Luana Silva Santana, Almir Oliveira Soares Neto, Idalina Souza Mascarenhas Borghi
27-47
PDF
Aproximações e distanciamentos dos conceitos de gás e vapor nos livros didáticos de química aprovados no PNLEM 2018
Jaqueline Da Silva Costa, João Paulo Mendonça Lima, Victor Hugo Vitorino Sarmento
48-63
PDF
Concepções prévias dos alunos sobre o tema energia atrelado a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade
Heloiza Salvador, Caroline Dorada Pereira Portela
64-78
PDF
Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
Alvino Alves Sant'Ana, Marilaine de Fraga Sant'Ana, Paula Beatriz da Silva Serpa
79-90
PDF
Early Algebra: A álgebra que emerge das estratégias de resolução utilizadas por alunos dos anos iniciais
Lígia Sousa Bastos, Vera Lúcia Merlini
91-109
PDF
Formação inicial de professores de matemática: Mapeamento teórico
Lozicler Maria Moro dos Santos, Marcos Alexandre Alves
110-130
PDF
Função polinomial do 2° grau: uma sequência didática apoiada nas tecnologias digitais e na robótica
Emília Casagrande, Marco Antônio Sandini Trentin
131-153
PDF
Intervenção educativa sobre febre amarela com alunos de uma Escola Pública Federal em Floriano, Piauí, Brasil
Wanderson Lopes dos Santos Freitas, Raíla Kely de Sousa Pacheco, Maurício Santos Araújo, Aracelli de Sousa Leite
154-168
PDF
Modelo geométrico de Van Hiele: Estado da arte nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM)
Graciely Franco, Marcelo de Oliveira Dias
169-188
PDF
O jogo educativo “caça-piolhos”: Como prevenir a pediculose brincando
Tami Pestana Bogéa, Artur Araújo, Aline Aparecida Silva Cardoso, Jonathan Vieira de Melo, Rebeca Fernandes Teixeira da Rocha, Ludmila Lorraine Pereira dos Santos
189-201
PDF
O uso do celular como recurso didático no ensino de geometria para alunos do ensino fundamental
Romário Araújo de Sousa, Rogerio dos Santos Carneiro, Raylson dos Santos Carneiro
202-218
PDF
Padrões e o trabalho com sequências recursivas: uma abordagem no desenvolvimento do pensamento algébrico
Ronaldo Theodorovski, Fabiane Oliveira
219-236
PDF
Percepções sobre ser professor e motivações de calouros do curso de licenciatura em química para o ingresso no PIBID
Lucicleia Pereira da Silva, Delson Ribeiro Nunes Neto
237-257
PDF
Polinômios: Gráfico, multiplicidade e demonstração.
João Domingos Gomes da Silva Junior, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa
258-274
PDF
Reconfiguração curricular em química por meio de uma situação de estudo: a negociação coletiva de saberes
Ademar Antonio Lauxen, Camila Segalin, Alana Neto Zoch, Ana Paula Härter Vaniel, Janaína Chaves Ortiz, Lairton Tres
275-292
PDF
Refletindo sobre ciências e astronomia através do rock em um projeto de divulgação científica na escola
Vitor Martins Menezes, Emerson Ferreira Gomes, Luís Paulo de Carvalho Piassi
293-308
PDF
Um ensaio sobre a perspectiva dialética das insígnias de progresso e desenvolvimento científico e tecnológico para o ensino de ciência
Paulo Gabriel Franco dos Santos, Washington Luiz Pacheco de Carvalho
309-326
PDF
Um estudo de conceitos do sistema de numeração decimal por alunos do 4º ano do ensino fundamental mediante o uso de jogos
Thaís Coelho do Nascimento Silva
327-340
PDF
Análise da produção argumentativa com uso de jogo didático investigativo em uma aula de Biologia
Jáina Araújo Reis, Renata Martins Marques, Enios Carlos Duarte
341-360
PDF
O conflito entre Ciência e crença: a aprendizagem do tema origem da vida por estudantes do Ensino Médio
Núbia Costa Nascimento, Lilia Carolina Carneiro da Costa, Rosiléia Oliveira de Almeida, Fábio Luís Alves Pena
361-373
PDF
A influência dos desenhos animados e da programação televisiva nas aulas de Ciências em uma sala de Educação Básica
Jhonatan Luan de Almeida Xavier, Carolina Brandão Gonçalves
374-387
PDF
A abordagem da aposentadoria no Ensino Médio: um mapeamento sistemático
Lorena Silva de Andrade Dias, Helena Kampmann Rosa, Tatiana Comiotto, Isabela Gasparini
388-403
PDF
Percepções de estudantes da Educação Básica sobre Saneamento Ambiental e Saúde Coletiva
Cristine Santos de Souza da Silva, Gerusa Farias dos Santos
404-421
PDF
Desenvolvimento de um projeto temático na perspectiva da Pedagogia 4Cs: conhecimento científico, criticidade, criatividade e colaboração
Angelo Francklin Pitanga
422-441
PDF
Abordagem temática freireana do tema-dobradiça “crianças com microcefalia por Zika vírus”: a análise textual discursiva de um fórum online com estudantes do curso de Terapia Ocupacional
Viviane Patrícia Pereira Félix, Ivanderson Pereira da Silva
442-458
PDF
Reflexões sobre a potencialidade da inserção da História das Ciências no ensino de Ciências através da temática da Revolução Científica
Cintia Mendonça Soares, Marcia Helena Alvim
478-493
PDF
(Res)significando o ensino das plantas: princípios etnobotânicos em atividades práticas no Ensino Fundamental (Amazonas, Brasil)
Carla Fabiana Silveira Moro, Thais Scotti do Canto-Dorow
494-509
PDF
Relatos de Pesquisa
Uma nova proposta metodológica para o ensino taxo-morfológico dos insetos utilizando um estudo de caso em Entonologia Forense
Thiago Alves Lopes Silva, Narcisa Silva Soares
459-477
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários