Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 4 (2019): jul.
v. 10 n. 4 (2019): jul.
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4
Publicado:
2019-07-18
Editorial
Editorial
Juliano Schimiguel
PDF
Artigos
A educação num ritmo diferente de aprendizagem e interação – o papel do docente como facilitador na educação à distância em um curso superior de tecnologia
Marcelo Eloy Fernandes, Juliano Schimiguel, Marcio André Pereira, Ingrid Hötte Ambrogi, Marcelo Tsuguio Okano
01-19
PDF
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
Daniel Moreira da Silva, Ismar Frango Silveira
20-38
PDF
A prática construcionista e o pensamento computacional como estratégias para manifestações do pensamento algébrico
Rodrigo Duda, Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro, Sani de Carvalho Rutz da Silva
39-55
PDF
Aprendizagem adaptativa online: uma experiência usando trilhas e chatbot para desenvolver competências básicas em língua portuguesa e matemática para o ensino superior
Marcos Andrei Ota, Sara Dias Trindade, Carlos Fernando Araújo Júnior, Alberto Messias da Costa Souza
56-69
PDF
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
Fausto Daniel Alves Fernandes, Liamara Scortegagna, Eduardo Barrére
70-88
PDF
Influência de objetos digitais de aprendizagem nas concepções de conceitos de Zoologia, uma experiência em Portugal
Elizabeth Aparecida Assis Brandão Danhão, Rita Cássia Frenedozo, Juliano Schimiguel, Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho
89-100
PDF
Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
Clarice Parreira Senra, Marco Braga
101-115
PDF
Jogos digitais educacionais, práticas interdisciplinares e pensamento computacional: relações possíveis
Julio Cesar Naves Fernandes, Ismar Frango Silveira
116-136
PDF
Learning Analytics para avaliar o desempenho discente em uma disciplina de cursos a distância
Enir da Silva Fonseca, Carlos Fernando de Araújo Jr.
137-151
PDF
Tecnologias digitais móveis: uma tecnologia pouco conhecida entre os professores do Ensino Fundamental e Médio
Alan Santana Brito, Laura Marisa C. Calejon, Elaine Cristina Ricci, Luciano Soares Gabriel
152-167
PDF
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
Elisson Spoladori Scarton, Juliano Schimiguel
168-180
PDF
Tendências do M-learning na educação básica e o desenvolvimento de competências para o século 21
Carlos Fernando de Araújo Junior, Eduardo Jesus Dias, Carmen Lucia Tozzi Mendonca Conti, Marcos Andrei Ota
181-191
PDF
Uma estratégia de aprendizagem cooperativa para desenvolvimento do pensamento computacional por meio de atividades de produção de Jogos Digitais
Angelo Jesus, Ismar Frango Silveira
192-211
PDF
Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio
Geane de Oliveira Romano, Juliano Schimiguel, Marcelo Eloy Fernandes
212-226
PDF
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva
Ricardo Souza, Laura Calejon
227-244
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários