Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 2 (2018): maio
v. 9 n. 2 (2018): maio
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v9i2
Publicado:
2018-05-28
Editorial
O Campo de Pesquisa da Educação Estatística Brasileira demarcado pela diversidade temática
Celi Espasandin Lopes, Antonio Carlos de Souza, Leandro Oliveira de Souza, Luzinete de Oliveira Mendonça
PDF
Artigos
Criptoanálise como prosposta didática para o Ensino de Estatística
Deivison Porto de Sousa, Jandresson Dias Pires
1-11
PDF
Desempenho de estudantes do 5° ano na construção de gráficos de setores: dificuldades e possibilidades pedagógicas
Juscileide Braga de Castro, José Aires de Castro Filho
12-31
PDF
Desenvolvimento do Conhecimento Estatístico para ensinar a partir da análise de tarefas em uma comunidade de professores de Matemática
Everton José Goldoni Estevam, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Hélia Oliveira
32-51
PDF
Discussão sobre o processo de elaboração de um livro paradidático para o Ensino de Probabilidade à luz da Teoria Antropológica do Didático
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Valéria Ciabotti
52-71
PDF
Educação Estatística crítica: um olhar sobre os processos educativos
Justiani Hollas, Luci Teresinha Marchiori dos Bernardi
72-87
PDF
Educação Estatística e desenvolvimento do sentido de número: uma inter-relação possível
Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos, Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki
88-106
PDF
Formação de professores alfabetizadores para o ensino e aprendizagem da Estatística
Jozeildo Kleberson Barbosa
107-126
PDF
Infografia com gráficos: um estudo semiótico da percepção e do processamento da informação estatística
Camila Rubira Silva, Suzi Samá
127-146
PDF
Interpretação de gráficos estatísticos por alunos do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos – EJA
Valdir Ramos Francisco, Iranete Maria da Silva Lima
147-166
PDF
Mapas conceituais na compreensão da aprendizagem significativa do conteúdo de Probabilidade
Naiara Aparecida Ribeiro, Hevyllyn Assis Morais, Willian Damin, Simone Luccas
167-181
PDF
Minha jangada vai sair para o mar: o letramento estatístico em atividades de musicalização na Educação Infantil
Edvonete Souza de Alencar, Danilo Diaz Levicoy
182-192
PDF
O conteúdo de estatística nas provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
Andressa Trainotti, Rose Grochot Gayeski, Luciana Neves Nunes
193-209
PDF
O desenvolvimento do letramento estatístico pelos livros didáticos e a Base Nacional Comum Curricular
Wagner Dias Santos, Jorge dos Santos Júnior, Luciane de Souza Velasque
210-229
PDF
O ensino de Estatística no 2º ano do Ensino Fundamental: uma experiência em sala de aula com a construção de gráficos e tabelas
Priscila Bernardo Martins, Edda Curi, Julia de Cassia Pereira do Nascimento
230-246
PDF
O ensino de gráficos estatísticos nos Anos Iniciais
Maria Niedja Pereira Martins, Carolina Fernandes de Carvalho
247-264
PDF
O estudo da estatística num contexto colaborativo: o gráfico de setores
Keli Cristina Conti
265-282
PDF
O estudo dos gráficos estatísticos nas situações de aprendizagem contidas no material didático da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para o Ensino Fundamental
Paulo Cesar Cesar Oliveira, Pamela Carolina de Macedo
283-299
PDF
O pensamento estatístico no Ensino Fundamental: uma experiência com projetos de pesquisa articulados com uma sequência didática eletrônica
Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
300-319
PDF
Pensamento estatístico em uma atividade de modelagem Matemática: ressignificando o lançamento de aviões de papel
Rodolfo Eduardo Vertuan, Karina Alessandra Passos da Silva
320-334
PDF
Práticas compartilhadas no desenvolvimento de um projeto estatístico com alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental
Estefânia Bissoni, Regina Célia Grando, Selene Coletti
335-353
PDF
Reflexões sobre o ensino de variáveis conceituais na Educação Básica
Irene Maurício Cazorla, Antonio Vital Silva Júnior, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
354-373
PDF
Emergência da linguagem probabilística na sala de aula de Educação Primária
Claudia Vasquez
374-389
PDF
Abordagem das séries temporais numa disciplina introdutória de estatística
Mario de Souza Santana, Lécio Alves Nascimento, Rany Cristina Alves Vieira
390-409
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários